Foto: Divulgação
Os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2023 nesta quarta-feira (4). Eles realizaram a “descoberta e síntese de pontos quânticos”. Antes do anúncio oficial, o nome dos pesquisadores já tinha vazado quatro horas antes.
“Os pesquisadores utilizaram principalmente pontos quânticos para criar luz colorida. Eles acreditam que, no futuro, os pontos quânticos poderão contribuir para a eletrônica flexível, sensores minúsculos, células solares mais finas e talvez para a comunicação quântica criptografada”, afirmou o Prêmio no X, antigo Twitter.
Além do prêmio os pesquisadores também receberão 11 milhões de coroas suecas, que equivale a aproximadamente R$5 milhões.
Sobre o vazamento das informações, o secretário geral da academia Nobel, Hans Ellegren, dsse que não afetava a escolha dos vencedores. “Com certeza, houve um comunicado enviado por nós por motivos ainda desconhecidos. Estivemos muito ativos esta manhã tentando descobrir o que realmente aconteceu, mas ainda não sabemos”, comunicou.
Deixe seu comentário