Com investimentos de R$ 4,6 milhões, a Embasa concluiu a implantação de uma nova rede adutora de água tratada para regularizar e ampliar a oferta de água para beneficiar cinco mil moradores do distrito do Bate-pé e outras 10 localidades do entorno, em Vitória da Conquista. A nova rede de 200 milímetros possui extensão de 21 quilômetros, três caixas redutoras de pressão para aliviar a força da água no trecho da serra existente na área e um reservatório de 300 metros cúbicos. A adutora vai permitir incrementar a oferta de água em até 85% do que é distribuído atualmente com capacidade estimada para atender a população pelos próximos 30 anos, segundo estimativa de crescimento demográfico local.
A nova tubulação foi implantada paralela ao traçado da rodovia que está sendo pavimentada, substituindo a antiga rede que apresentou problemas estruturais em razão da exposição causada pelas enxurradas, além de possibilitar o atendimento a novas localidades do entorno. Durante o serviço de substituição da adutora ocorrido simultaneamente com a obra de pavimentação da estrada vicinal, a Embasa ofertou 14 milhões de litros de água por meio de carros-pipa em contratos específicos que totalizaram cerca de R$ 1,5 milhão.
Para o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a conclusão da obra sinaliza a entrega de mais um compromisso da Embasa com o município de Vitória da Conquista. “Esta nova adutora possibilitará uma oferta de água com quantidade e qualidade para uma vasta área rural do município com 1500 imóveis, e além de normalizar o abastecimento nas localidades já atendidas, novas comunidades poderão ser integradas ao sistema de abastecimento fazendo com que mais famílias possam ser beneficiadas com água tratada em casa”, afirma
Deixe seu comentário