Novo estádio será construído para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Secretário do Esporte da Bahia diz que arena ficará pronta até 2012.

mail.google.com
do G1

Dirigentes da Fifa vistoriaram a Fonte Nova nesta quarta-feira
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) anunciou, nesta quarta-feira (19), por meio de seu superintendente Cláudio Silva, que o alvará de demolição do Estádio Otávio Mangabeira, o Fonte Nova, será expedido na próxima semana. O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 realizou, nesta quarta, a última inspeção do projeto de reforma do estádio.
Salvador foi a última cidade a receber a comitiva da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O grupo começou, em São Paulo, a vistoriar os 12 estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Durante a vistoria, o consultor de estádios da Fifa, Carlos de La Corte, foi recebido por representantes do governo baiano e pelos engenheiros do consórcio OAS/Odebrecht, responsável pela obra. O estádio Fonte Nove foi condenado pelo Ministro do Esporte, Orlando Silva, em novembro de 2007, após desabamento de parte da arquibancada.
“Foi feita uma visita às instalações e às obras que estão sendo realizadas, e o resultado foi excelente. Nossa expectativa é ter, no próximo mês, os recursos para a obra liberados. O projeto vem sendo acompanhado desde janeiro de 2009. O importante é que uma carta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será encaminhada ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) dizendo que o projeto está aprovado”, diz secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos.
De acordo com Marcos Lessa, representante do consórcio OAS/Odebrecht, as obras estão dentro do cronograma proposto pela Fifa. “Nosso projeto básico tem sido revisado, e acreditamos que as obras sejam iniciadas em breve. O modelo arquitetônico de arena aproxima o público do campo de futebol, então será um empreendimento moderno”, afirma.
Nilton Vasconcelos disse que o estádio da capital baiana ficará pronto em dois anos. “Continuamos confiantes e temos tranquilidade de que Salvador será uma das sedes da Copa das Confederações, em 2012, e também da Copa do Mundo de 2014. Vamos conseguir concluir a etapa atual de remanejamento da estrutura do estádio e iniciar as obras no começo do próximo ano.”
Outros estádios
O grupo do Departamento de Estádios da Fifa inspecionou as obras no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na terça-feira (11). O projeto da reforma do estádio, estimada em R$ 700 milhões, é considerado o mais caro para a Copa no Brasil. A Fifa reclama de atrasos no início das obras nos estádios brasileiros.
No começo deste mês, o comitê da Fifa já havia sinalizado a preocupação com o cronograma das obras dos estádios brasileiros. O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, se mostrou preocupado com os preparativos brasileiros para o Mundial de 2014, principalmente com obras de infraestrutura.