por PMVC
Recém-empossado no cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Farias elegeu como prioridade, para a nova gestão, uma mudança de foco. Em lugar de concentrar suas atividades em Salvador e na região metropolitana, a Fieb optou por direcionar suas atenções para o interior do estado. O primeiro sinal dessa nova política materializou-se nesta quinta-feira, 29: Farias esteve em Vitória da Conquista, a primeira cidade baiana a ser visitada pela nova diretoria da Fieb.
“Não é uma tendência, é uma decisão”, explicou o novo presidente. “Esta gestão decidiu pelo eixo da interiorização para o desenvolvimento da indústria na Bahia. E Vitória da Conquista está contemplada no primeiro time, com uma regional”, prosseguiu.
Unidade integrada – A agenda do grupo na cidade foi movimentada. Após uma visita ao Distrito Industrial dos Imborés, onde conheceram as instalações de indústrias locais, os dirigentes se reuniram com empresários e estiveram no terreno de cerca de 30 mil m², situado na Avenida Olívia Flores, onde será construída uma nova unidade integrada na qual funcionarão, simultaneamente, postos do Serviço Social da Indústria (SESI), do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O investimento da Fieb no empreendimento é de quase R$ 30 milhões.
A construção terá 7 mil m², reunindo laboratórios e salas de aula, destinados a cursos teóricos e práticos. “Tudo isso dentro de um nível de tecnologia para atender a todas as indústrias que aqui estejam e as outras que virão, por essa motivação de suporte técnico”, observou Farias. Atualmente, o processo está em fase final de licitação, a fim de escolher a empresa que será responsável pela construção da unidade integrada. A expectativa é de que a obra comece até o mês de setembro, e que esteja concluída em outubro de 2015.
O grupo da Fieb visitou também as instalações já existentes do Senai, como a que fica na Avenida Juracy Magalhães. Ali, Farias e seus companheiros da nova diretoria conversaram com empreendedores da região e foram recepcionados por representantes do Governo Municipal. O presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), Silvio Saavedra, considerou sintomático o fato de o presidente da Fieb ter escolhido justamente Vitória da Conquista como a primeira cidade a ser visitada.
“Isto é bastante expressivo porque, de certa forma, demonstra a importância da nossa região no contexto estadual”, afirmou Saavedra. “Esta foi uma boa oportunidade de poder mostrar ao presidente a nossa cidade. Visitamos algumas indústrias e ele ficou bastante impressionado com o que viu, em nível de estrutura, de produto e de organização”.
Deixe seu comentário