Capacitar conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2016-2020 e apresentar os serviços que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Vitória da Conquista. Esses são alguns dos objetivos do curso de Formação e Atualização de Conselheiros Tutelares, realizada até o próximo dia 11 de dezembro, no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) – órgão responsável pelo processo eleitoral –, Cássia Eugênia Reis, destacou que a participação na capacitação é um dos requisitos para a diplomação dos novos conselheiros tutelares, que acontecerá ao término desse primeiro ciclo de formação. Ela também lembrou aos presentes que este é o primeiro de uma série de encontros. “Certamente os temas não serão esgotados nos próximos dias. Assim, estaremos avaliando os pontos mais importantes e mais necessários para que possamos prosseguir com outros debates.”
Para Wallas Pinto, eleito conselheiro tutelar pela primeira vez, as expectativas relacionadas ao curso são muito positivas. “Tenho certeza que vou aprender ainda mais sobre a criança e o adolescente para poder aplicar as medidas protetivas necessárias para resguardar os direitos do público infantojuvenil”.
A abertura da formação contou ainda com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas, e do promotor da Vara da Infância e Adolescência, Marcos Coelho, que ministrou a palestra sobre o Conselho Tutelar no Brasil e a participação comunitária para proteção integral.
PMVC
Deixe seu comentário