. O Abastecimento de água em Vitória da Conquista já motiva preocupação da população e das autoridades
O Estado da Bahia está passando por um preocupante período de estiagem, que tem prejudicado toda a região do sudoeste da Bahia. Segundo avaliação dos especialistas, o fator climático que originou a estiagem é uma massa de calor instalada nas regiões chamadas de “polígonos da seca” (uma parte da região Nordeste). Esta massa impede a entrada de outras de ar frio do Atlântico, de maior intensidade, e massas de ar frio Continental, de menor intensidade, em nossa região. O que dificulta a formação do processo de incidência de chuvas.
Com a falta de chuva, a barragem Água Fria II já baixou 2,7 metros do seu volume máximo. Já a Água Fria I está praticamente seca. Estas barragens são a principal fonte de abastecimento de água para Vitória da Conquista e alguns municípios adjacentes, incluindo Barra do Choça onde ela está localizada.
O Governo baiano e o prefeito de Conquista tem demonstrado preocupação com a realidade e buscam alternativa para a crise, e se a mesma persisti pensam em suspender a outorga de água para uso comercial, o que vem comprovar que a situação é realmente grave.
Esta ai, o alerta, o caso é grave, a população precisar está atenta ao racionamento de água. Não somente no período de estiagem, dá conta de que, quanto a água é essencial para vida. Por isto, usá-la com moderação já é bom passo a frente na luta pela preservação deste bem pertence a todos.
Veja as fotos de como estão as barragens de Águia Fria I e II após a estiagem:
|
Deixe seu comentário