O candidato que deslumbra e deseja disputar as eleições municipais com uma candidatura, que seja para o Executivo e ou Legislativo, e nutre as expectativas de moldar-se e personalizar-se, como o candidato ideal, para o seu eleitorado. Precisa: trabalha na construção de três componentes; foco, imagem e propostas.
Foco: O candidato precisa estar coerente com o foco da candidatura, estabelecida com os demais envolvidos no processo (como os copartidários, por exemplo), já que esta é uma forte justificativa pela qual os eleitores devem votar naquele candidato e não nos outros.
Imagem: Esta é uma das maiores preocupações dos envolvidos na otimização da candidatura. A imagem deve estar alinhada, em alto grau de coerência, com o foco da campanha e com suas propostas, bem como com aquilo que o público (eleitores) esperam do candidato. Para isso, é preciso conhecer os seus eleitores a fundo, a partir de pesquisas estratégicas, e de fato, poder oferecer aquilo que eles esperam. Empatia, neste caso, é essencial.
Propostas: A proposta de um candidato (majoritário ou proporcional) deve condizer com o foco e a imagem da candidatura. Trabalhando na construção destes três componentes; imagem, foco e propostas, o posicionamento estará definido e ai só esperar o resultado.
Portanto, para os dias atuais, o marketing abraçou o nicho eleitoral e vem prestando auxílio na otimização de campanhas e na produção da imagem ideal do candidato. E ter um profissional de comunicação e especializado neste setor vai fazer a diferença e pode lhe levar ao sucesso.
comendador Gil
Deixe seu comentário