05 de janeiro de 2025

(77) 98833-0195

O Novembro Azul – Mês dedicado especialmente às campanhas preventivas sobre o câncer de próstata, e do monitoramento e cuidados com as pessoas que convivem com o Diabetes.

 

O Novembro Azul não é somente o mês mundial do combate ao câncer de próstata, mas também é dedicado à conscientização do cuidado com as Condições Crônicas Não Transmissíveis, em especial o Diabetes, cuja data mundial de alerta foi no dia último dia 14 de novembro.

Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Atenção Básica e da Assistência Farmacêutica, vem promovendo uma ação estratégica nas Farmácias da Família I e II para reforçar o monitoramento dos usuários que convivem com o diabetes e são atendidos pelas unidades de saúde do município.

Point Of Care Testing (POCT)

No atendimento, os pacientes também passam por consulta clínica farmacêutica, fazem aferição de pressão, teste de glicemia capilar e o exame de hemoglobina glicada com o uso do aparelho Point Of Care Testing (POCT), que faz a dosagem de perfil lipídico dos últimos três meses, conseguindo verificar o colesterol total, colesterol HDL (bom), colesterol LDL (ruim), colesterol não-HDL, além dos triglicerídeos.

Maria Clara Costa

A coordenadora da área técnica de saúde do adulto e idoso da Atenção Básica, Maria Clara Costa, explicou que as pessoas diabéticas assistidas pelas unidades de saúde da zona urbana são atendidas dentro de um cronograma das duas farmácias. Para quem é atendido nas unidades da zona rural, uma equipe da eMulti está levando o aparelho para fazer essa ação nas próprias localidades. “Hoje nós estamos fazendo, em média,  150 testes por dia para garantir o acesso e o cuidado integral dos nossos usuários. Então é um monitoramento feito com mais segurança até para que consigamos orientar o tratamento efetivo e fazer as intervenções de forma precoce para não haver complicações posteriores”, explicou Maria Clara.

Diferente dos habituais exames laboratoriais, essa tecnologia incorporada pelo município por meio dos aparelhos de POCT utilizados pela SMS, é padrão ouro para monitoramento da diabetes e dão o resultado em até quatro minutos, o que garante mais celeridade aos cuidados, tendo em vista que todos os pacientes atendidos durante a ação já saem com o resultado na mão. Quando há alguma alteração, eles são encaminhados para consulta com o médico para fazer as alterações na terapia de medicamentos, se necessário.

“O diabetes, a hipertensão e a dislipidemia são as condições que mais provocam mortes evitáveis no mundo, e também no Brasil, chegando a alcançar um percentual de mais de 70%. Então, a gente tem realizado esse trabalho nas Farmácias da Família, juntamente com as equipes de Atenção Básica, realizando a hemoglobina glicada para identificar os casos de diabetes não controlados e ter uma intervenção mais segura, mais efetiva, com condutas terapêuticas melhores para os pacientes para o controle das condições crônicas e melhoria da qualidade de vida, e, principalmente evitar mortes por essas condições”, explicou Renata Prado, coordenadora de Assistência Farmacêutica do município.

Nesta primeira etapa, estão sendo atendidos apenas os pacientes que já convivem com a diabetes. No segundo momento, a partir do mês de dezembro, a ação será ampliada para fazer o rastreio de usuários que têm possíveis chances de vir a conviver com a condição.