Paciente corre risco de vida após fazer ‘lipo da papada’ em Conquista

 

Uma paciente foi internada em Vitória da Conquista, após sofrer complicações graves ao fazer uma cirurgia plástica com uma biomédica.

As informações são do G1 e foram confirmadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que recebeu a denúncia na segunda-feira (14). De acordo com o Cremeb, a paciente procurou a profissional para fazer a lipoaspiração da região submentoniana, uma cirurgia conhecida popularmente como “lipo da papada”.

O procedimento custa a partir de R$ 6 mil, mas varia de acordo com a cidade, hospital e profissional escolhidos. O Cremeb não detalhou se a paciente sabia ou não que a profissional não é médica. Durante a cirurgia, a biomédica fez uma incisão no pescoço da paciente que causou lesões de diversos vasos, impedindo inclusive a respiração.

A paciente foi socorrida para um hospital de Vitória da Conquista com risco de morte. Nesta terça-feira (15), ela segue internada e o estado de saúde é estável. Na segunda-feira, o Cremeb fez uma visita de fiscalização no hospital onde a vítima está internada e reuniu elementos do prontuário.

A assessoria do conselho afirma que vai denunciar a profissional ao Ministério Público, por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. Segundo o Cremeb, outras intervenções judiciais já foram feitas contra biomédicos que anunciaram procedimentos médicos e eles foram condenados ao pagamento de multas.