Paraná Pesquisas: Brasileiros apontam segurança e saúde como principais problemas do país. Segundo apuração do Instituto de Pesquisas Paraná 

 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (02), a segurança e a saúde pública foram consideradas as maiores preocupações dos brasileiros no início de 2026. Quando questionados de forma estimulada sobre o maior problema do Brasil atualmente, 22,2% dos entrevistados citaram a segurança pública como principal questão, seguida de perto pela saúde pública, com 20,1%. 

 

A inflação e o preço dos produtos aparecem em terceiro lugar, com 15,9% das menções, enquanto a educação pública (13,8%) e a geração de emprego e renda (9,4%) completam o topo das demandas sociais mais urgentes na visão da população. 

 

 

Apenas 0,5% dos entrevistados afirmaram não ver nenhum desses itens como problema. A pesquisa também trouxe dados de análise por gênero. Entre os homens, a segurança pública é a preocupação dominante (25,1%), enquanto para as mulheres a saúde pública lidera (23,7%), com segurança aparecendo em segundo lugar (19,7%).

 

A faixa etária também influencia a percepção, sendo jovens de 16 a 24 anos destacam mais a segurança (23,9%), seguido por educação pública (19,0%). Já idosos com 60 anos ou mais mostram maior preocupação com segurança (23,9%) e saúde (21,8%). O nível de escolaridade mostra outro lado. 

 

Entre eleitores com ensino superior, segurança pública (25,7%) e educação pública (22,1%) são os temas mais citados. 

 

Já para aqueles com ensino fundamental, saúde pública (24,2%) é a principal demanda, com educação pública recebendo apenas 9,9% das citações. Regionalmente, a segurança pública é o problema mais citado no Sudeste (23,7%) e no Nordeste (22,7%). No Norte e Centro-Oeste, a saúde pública lidera (22,3%), com inflação em alta (19,2%). No Sul, segurança (20,9%) e inflação (19,6%) dividem as primeiras posições.