Passageiros podem usar grupos de WhatsApp para opinar sobre transporte coletivo em Vitória da Conquista

 

Passageiros podem usar grupos de WhatsApp para opinar sobre transporte coletivo em Vitória da Conquista GPS nos ônibus, aplicativo que informa a hora que os veículos passam no ponto, orientações prestadas presencialmente na Estação Herzem Gusmão, avisos e notícias sobre cada ação no site e nas redes sociais da Prefeitura. O transporte coletivo de Vitória da Conquista é uma referência quando se trata de transparência de informações, uma política governamental que é seguida à risca pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Coordenação de Transporte Público.Uma novidade implementada há dois meses dá uma demonstração desse compromisso: para facilitar ainda mais a comunicação com o usuário do transporte coletivo, a Semob recorreu aos grupos de WhatsApp, por linha de ônibus. Ou seja, quem usa uma linha com frequência e quer pedir informações diretamente, dar sugestões ou mesmo fazer alguma denúncia, pode fazer isso em um grupo no aplicativo de mensagens.Já são 43 grupos estão funcionando (veja como participar no fim da matéria), que têm sido usados, principalmente, para tirar dúvidas sobre horários e percurso das linhas, mas também apontam problemas e dão dicas que são úteis para a Semob ajustar cada dia melhor o sistema. É uma via de mão dupla, como diz o coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, que trouxe a experiência do setor privado, onde atuava.“Nosso objetivo é garantir que o transporte público flua. Com os grupos de WhatsApp, os passageiros que não usam o aplicativo CittaMobi podem buscar ajuda de localização através das equipes do CCO (GPS)”, explica Hubner.O CCO é o Centro de Controle Operacional, que se utiliza de dados do GPS instalado nos ônibus para dar informações em tempo real aos usuários que fazem perguntas nos grupos. O CCO funciona na Estação Herzem Gusmão e têm a função, ainda, de esclarecer dúvidas, anotar sugestões e críticas, que são encaminhadas à coordenação para providências.“Nunca foi tão fácil consultar, sugerir ou reclamar”, diz o coordenador de Transporte Público. “O importante é termos subsídios vindos dos próprios passageiros para melhorar o funcionamento do transporte coletivo. Esta é a missão que nos foi passada pela prefeita Sheila Lemos e que estamos trabalhando para cumprir”, finaliza Sérgio Hubner.Para entrar nos grupos de WhatsApp os interessados podem adicionar o número 77 99941-3527 ou acessar o QR Code abaixo, também disponível em cartazes colados nos ônibus coletivos.

para Cco:mim