
Paulo Cavalcanti, presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), participou do primeiro Encontro de Integração do Associativismo, enfatizando o papel fundamental da união e da participação cidadã na transformação do país. O encontro, realizado em uma casa bicentenária com mais de 200 anos de história, foi descrito por Cavalcanti como um marco essencial para o amadurecimento da consciência cidadã e para o fortalecimento da sociedade civil organizada.
“Esse é o primeiro encontro de integração do associativismo, que é um marco importantíssimo. A gente tem que entender e interpretar muito bem o que significa isso. Integração tem tudo a ver com consciência cidadã participativa transformadora. Tem tudo a ver com a gente entender o que é transformar um país. O que a gente chama do amadurecimento e do entendimento da nossa inteligência cidadã”, iniciou Cavalcanti,
O presidente da CACB também fez um apelo à população para que todos compreendam a importância da participação ativa em decisões coletivas, desde as reuniões de condomínio até as discussões em esferas mais amplas. “Precisamos parar com essa transferência de responsabilidade. A gente precisa começar a descer para as reuniões do nosso condomínio, discutir o que queremos, nossas regras”, afirmou.
“Se a gente pensa como empresário, que vai ter um mercado rico, é preciso ter um povo rico. E é preciso que as pessoas tenham capacidade de entender a importância que é a educação pública, saúde pública e segurança pública com eficiência”, explicou Cavalcanti, defendendo a integração entre as diversas entidades do associativismo como meio para fortalecer o Estado e transformar o país.
Conteúdo BaihiaNoticiasVictor Hernandes / Ana Clara Pires
Deixe seu comentário