A empresa garantiu a execução do projeto em tempo recorde, mesmo diante da crise sanitária, e o equipamento moderno traz avanços em mobilidade aos conquistenses
Com 180 metros de vão aberto em estrutura metálica, laterais em aço, piso em concreto estrutural, urbanização, pergolado e nova iluminação, a Estação de Transbordo Herzem Gusmão – moderno equipamento projetado para garantir a segurança e mobilidade do transporte coletivo urbano, entre os conquistenses – foi entregue pela Pejota Construções Ltda., que executou as obras em tempo recorde e, a pedido do órgão público municipal, reduziu em quase um ano o prazo estimado de conclusão das intervenções no local. A ordem de serviço, assinada em abril de 2020, se concretizou em avanço efetivo para a fluidez do trânsito na região e facilidade de acesso para os usuários do sistema de transporte.
“As obras estão 100% concluídas, e a inauguração oficial será realizada em 02 de junho de 2021. A Estação foi projetada visando ao conforto e mobilidade. A localização é fundamental, fica no centro de Vitória da Conquista, ou seja, os usuários que estão transitando no comércio apenas atravessam a rua e já estão dentro de um transbordo completamente seguro, sinalizado, iluminado e confortável para serem conduzidos a qualquer ponto da cidade”, aponta o engenheiro da companhia, Marcos Soares.
Além da Estação de Transbordo – nomeada em homenagem ao ex-prefeito Herzem Gusmão, que completaria 73 anos na data da inauguração – foram realizadas a macrodrenagem das ruas de acesso ao terminal, pavimentação em piso intertravado em vias adjacentes, além de recuperação de pavimentação asfáltica no entorno, acessibilidade para pessoas com deficiência e requalificação do sistema de iluminação.
Planejamento e padrão de qualidade
Para garantir a segurança dos trabalhadores e atender ao prazo de entrega, na pandemia, mesmo diante dos desafios impostos quanto aos insumos necessários, ao aumento dos preços, devido ao fechamento de fronteiras, e à logística de trabalho, nas obras, a Pejota adotou um planejamento estratégico; apostou no expertise de mais de 20 anos de experiência em engenharia, estabeleceu escalas de trabalho e cuidados essenciais para a segurança, providenciou materiais necessários para a proteção individual dos funcionários, adotou protocolos internos, mobilizou a frota de equipamentos próprios, intensificou a higienização, minimizou os atrasos de fornecedores com compra programada e investiu em inovação.
“Foram vários os desafios para realizar uma obra complexa em uma enorme poligonal do centro da cidade em meio à pandemia, desde escassez de insumos até a alta nos preços desses materiais”, explica o engenheiro Marcos Soares, que destaca o comprometimento da Pejota na execução dos serviços e a agilidade, a partir de um plano estratégico, vital para que os prazos fossem cumpridos, ainda que frente a um cenário de instabilidade na maior parte dos setores.
“O grande diferencial da PJ é ter como meta honrar os compromissos assumidos com os seus clientes. As dificuldades encontradas foram discutidas e atacadas ponto a ponto, desde a negociação na compra e entrega de materiais dentro do prazo, até a realização de trabalhos em dois turnos, inclusive período da noite, para que não impactasse no comércio. O mais importante foi o cuidado da empresa quanto à segurança do trabalho em meio a uma obra no centro da cidade, garantindo a integridade física de seus colaboradores e dos transeuntes”, ressalta o engenheiro Marcos Soares.
No total, aproximadamente R$ 7 milhões foram investidos no equipamento, que chega para modernizar a Avenida Lauro de Freitas, otimizar a fluidez do tráfego, assegurar mobilidade ao usuário do transporte coletivo e fomentar o comércio da região central do município. Diferente do que acontecia anteriormente, os coletivos não ficarão estacionados e passarão pela estação apenas para o embarque e desembarque de passageiros.
Por Ana Maria Simono
Deixe seu comentário