O Cristo cravado na serra do Periperi – escultura também conhecida mundialmente de autoria do artista
Artista plástico baiano Mário Cravo Júnior morreu, aos 95 anos, no Hospital Teresa de Lisieux, de falência múltipla dos órgãos
Por Rodrigo Daniel Silva no dia 01 de Agosto de 2018 ⋅ 12:40
Personalidades baianas lamentaram hoje (1º) a morte do artista plástico baiano Mário Cravo Júnior, aos 95 anos, no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, de falência múltipla dos órgãos.
Último modernista da sua geração, ele é autor de obras entranhadas na vida da capital baiana, como a Cruz Caída e o Monumento à Cidade do Salvador.
Confira as manifestações:
Lídice da Mata, senadora e presidente estadual do PSB
“É com muito pesar que lamento a morte do artista plástico Mário Cravo Jr, que tem vários de seus trabalhos espalhados em diversos pontos da nossa cidade. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares deste importante personagem da arte e cultura da Bahia”.
Rui Costa, governador da Bahia (PT)
“Mário Cravo Júnior soube ser local e universal em sua arte única. Escultor, gravador, desenhista e professor, percorreu o mundo, juntou conhecimento e experiências; e voltou à Bahia como professor universitário e diretor de museu, com uma bagagem artística extraordinária. Perdemos um ilustre nome das artes, que se eternizará na memória de todos os baianos. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares e amigos mais próximos e transmitimos nosso profundo sentimento de pesar”.
ACM Neto, prefeito de Salvador (DEM)
“O mundo perde, hoje, um dos maiores expoentes da Arte Moderna. Escultor, pintor, gravador e desenhista, Mário Cravo Júnior foi responsável por difundir a cultura produzida na Bahia com brilhantismo, ao lado de artistas como Carybé, Carlos Bastos, Jenner e Genaro de Carvalho. Desejo serenidade à família do artista neste momento de dor e luto”.
Jutahy Jr., deputado federal pelo PSDB
“Meu profundo sentimento de pesar pelo falecimento do grande artista plástico Mário Cravo Jr. Ele foi um grande amigo de minha família por três gerações, desde os tempos de meu avô, Juracy Magalhães, que já era amigo do pai dele, Mário Cravo.”
José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana
“A Bahia perde Mário Cravo Junior, um dos principais personagens da sua cultura; último e grande representante do movimento modernista. Sua geração marcou a nossa historia e mais do que nunca devemos pensar em preservar a memória desse fabuloso artista de obras que marcam a identidade baiana, como o Monumento às Quatro Raças, na Praça Cayru e a Cruz Caída, na Praça da Sé. Ele era a Bahia em sua mais pura representação.”
Daniela Mercury, cantora
“Um grande artista foi pra outra dimensão: Mario Cravo Jr. dá identidade à cidade de Salvador com suas obras fortes e inquietas. Entre as obras mais importantes estão A Cruz Caída, 108 esculturas no parque de Pituaçu, a Fonte da Rampa do Mercado, a Sereia de Itapuã, Oxalá, Iemanjá e Exu, dos Correios, entre outras. Ele era pai de Mário Cravo Neto, grande amigo, fotógrafo e artista plástico que fez as capas e fotos dos meus álbuns. Obras eternizadas em Feijão com Arroz, Balé Mulato e Sol da liberdade. Pai e filho agora estão juntos olhando e iluminando o mundo.”
Bel Borba, artista plástico e escultor
“Descanse em paz mestre Mário Cravo Jr”.
Leonel Mattos, artista plástico
“O grande mestre Mario Cravo , partiu, mas deixou um legado para nossa história!”
Deixe seu comentário