Pesquisa vai dar apoio à Saúde Mental do Policial Militar Baiano


Turma-de-formandos-da-PM-baiana-crédito-Agecom-300x199Acaba de ser aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb – um projeto de pesquisa feito em parceria entre o Colegiado de Psicologia da FTC Conquista e o 9º Batalhão de Polícia Militar da Bahia. A pesquisa vai atuar em apoio à saúde mental do policial militar baiano.

Sob o título “Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação, Promoção e Suporte à Saúde Mental do Policial Militar Baiano na Formação de Praças”, o projeto de pesquisa é do coordenador do curso de Psicologia, professor Maiango Dias. O objetivo é oferecer desde avaliação psicológica até o tratamento da saúde mental dos praças. Um dos focos de trabalho será o estresse pós-traumático dos policiais que atuam na rua.

Oeste e Sudoeste da Bahia – As atividades do projeto de pesquisa serão realizadas durante o programa de formação dos policiais das regiões Oeste e Sudoeste da Bahia, sob responsabilidade do 9º Batalhão. Entre as atividades previstas está a instalação de um posto avançado do Serviço de Psicologia da FTC Conquista dentro do 9º Batalhão.

Também serão promovidas ações de saúde geral – em parceria com os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física. “Nossa proposta é melhorar a qualidade de vida e de trabalho do policial militar e, em consequência, seu desempenho na Segurança Pública”, define o professor Maiango Dias.

Fapesb – A fundação que aprovou o projeto é uma instituição de direito público, criada com o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do Estado da Bahia. “A aprovação significa que a Fapesb reconheceu o valor social da pesquisa”, conclui o professora Maiango Dias. ASCOM FTC