Fotos foram identificadas nas redes sociais pelo MEC após o início da prova
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais disse que identificou, neste domingo (5), imagens do caderno de provas do Enem 2023 que circulam nas redes sociais. O órgão afirma que acionou a Polícia Federal (PF) para investigar o caso.
Através da assessoria de imprensa, o Inep informou que as imagens surgiram após as 13h, quando os portões foram fechados. Por ora, o instituto não trabalha com a tese de que a prova foi vazada.
Segundo as regras de segurança, os candidatos não podem ficar com o celular ou equipamentos eletrônicos durante o exame. E a saída com os cadernos de prova só é permitida após 4 horas do início da prova. O Inep não disse quantas imagens foram identificadas até agora.
A segurança do Enem já foi uma dificuldade para o governo em outros momentos, por exemplo, em 2009, quando a prova foi roubada da gráfica e acabou vazando. Nos anos seguintes houve problemas com impressão, troca de gabaritos, divulgação de notas erradas e com certa frequência alguns candidatos postam fotos. Como em 2012, que 60 pessoas foram eliminadas por postarem fotos.
Deixe seu comentário