Queda foi de 0,6%; previsão para outubro mostrava estagnação.
Indústria puxou para baixo retração da atividade econômica no período.
A economia brasileira recuou 0,6% em novembro, na comparação com o mês anterior, segundo indicador da Serasa Experian, conhecido também como “PIB mensal”. Frente a novembro de 2014, a queda foi ainda maior, de 5,4%. Na estimativa para outubro, o número mostrava estagnação. No ano até novembro, a variação negativa acumulada já chega a 3,6%.
Pelo lado da oferta agregada, a indústria caiu 2% e puxou a atividade econômica para baixo durante o mês de novembro. Por outro lado, a agropecuária conseguiu crescer 0,4%. Já o setor de serviços manteve-se estagnado no penúltimo mês de 2015.
Na análise dos elementos da demanda agregada, também utilizados no cálculo do PIB, os investimentos recuaram 1,5% em novembro, enquanto o consumo das famílias sofreu redução de 0,8%. Já o consumo do governo ficou estagnado em novembro. As exportações cresceram 0,4% e as importações avançaram 1,1% no penúltimo mês de 2015.
“Turbulências políticas, queda dos níveis de confiança de consumidores e empresários, juros e desemprego elevados, estão entre os elementos que prejudicaram o desempenho da atividade econômica não apenas em novembro, mas como também ao longo de quase todo o ano de 2015”, disseram os economistas da Serasa, por meio de nota.
G1
Deixe seu comentário