Plano de implantação do Museu do Alto do Sertão em Caetité foi concluído
Uma importante ação pela preservação do patrimônio cultural do Alto Sertão da Bahia
O primeiro passo para implantação do Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB já foi dado: o Plano Museológico foi concluído e apresentado à sociedade, no dia 26 de abril, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, marcando um momento histórico da região. O Plano é um instrumento indispensável de planejamento para que a instituição atinja seus objetivos. “Concretizamos a visão de um anseio. Um material arqueológico que é referência de nós mesmos. O trabalho, a partir de agora, será a consolidação.”, explicou Paulo Zanettini, arqueólogo responsável pela elaboração do Plano.
O Museu será implantado na antiga Casa da Chácara, no município de Caetité, e terá ampla abrangência, incluindo também os municípios de Guanambi e Igaporã. Como forma de atender este extenso território, o MASB se dividirá em 10 Núcleos de Memórias disseminados na região propiciando uma atuação de forma descentralizada.
O Plano foi construído através de pesquisas arqueológicas, e é fruto de uma elaboração coletiva, com muitos esforços, pesquisas e com profundo diálogo entre as inúmeras comunidades envolvidas no processo de preservar seus valores e suas referências culturais, o que garantiu a manutenção das características do Alto Sertão. Iniciado em 2009, o Plano é resultado de um intenso trabalho, com muitas reuniões, seminários, ciclos de debates, palestras, cursos, que envolveram a participação direta de mais de 2 mil pessoas, em 28 comunidades, prefeituras, escolas, universidade e órgãos do Governo Estadual.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosemária Joazeiro Pinto de Souza, lembra que a idéia de implantação de um Museu surgiu de um grupo de professores da rede municipal de ensino de Caetité, que preocupados com a retirada do material arqueológico do município buscou ajuda da Gestão Municipal. “Levantamos esta bandeira em defesa da permanência dos achados aqui em nosso município. E fomos apoiados pela Prefeitura, Arquivo Público, Uneb e sociedade civil. Foram dois anos de muito estudo e conquistas que veremos concretizados com a implantação do nosso museu regional. Agradecemos apoiamos a empresa Renova Energia por abraçar conosco esta causa, que é uma importante conquista para a nossa região, e para o Brasil. Uma ação inovadora pela cidadania. Um dos processos mais democráticos que já participei.”, destacou a Secretária Municipal.
O Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB
Missão: O MASB tem como objetivo preservar o patrimônio cultural do Alto Sertão, adotando este território como campo de pesquisa e de intervenção social, para tanto, o MASB visa integrar diversos agentes, instituições e seguimentos sociais cuja participação é fundamental para que as diferentes memórias, histórias e identidades sejam contempladas nesse Museu. Busca-se construir uma instituição de excelência onde os processos educativos propiciem diferentes leituras do mundo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região a partir de uma ação descentralizada.
Área de abrangência: Localizado no Alto Sertão, no Sudoeste da Bahia, incluindo, inicialmente, os municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, uma região do semiárido brasileiro que foi habitada há milhões de anos. De paisagem singular, relevo movimentado, onde convivem inúmeras espécies do Cerrado e da Caatinga. Rico em recursos minerais e extensos campos, que despertou interesse de gente de toda parte: indígenas, europeus, sertanejos e africanos, resultando em uma bagagem de conhecimentos, costumes e histórias.
A sede do MASB funcionará no município de Caetité, na Casa da Chácara, um casarão erguido no séc. XIX, que guarda elementos importantes da arquitetura da região. O Projeto Arquitetônico da readaptação do monumento integra o Plano Museológico.
O MASB se dividirá em Núcleos de Memórias disseminados na região, propiciando interação social nas áreas urbanas e rurais. No município de Caetité, os Núcleos funcionarão no Grupo de Mulheres Camponesas, Comunidade Quilombola de Pau Ferro do Joazeiro, Sítio Moita dos Porcos, Instituto Anísio Teixeira e na Escola Municipal de Caldeiras; em Guanambi, na Associação Comunitária de Curral de Varas e na Associação Comunitária de Pajeú do Josefino; e em Igaporã, na Comunidade Quilombola de Gurunga, Escola Municipal de Tamboril e no Centro Cultural.
Descobertas e registros do Alto do Sertão: O Plano propiciou importantes descobertas e registros de um vasto patrimônio cultural. Até o momento, foram identificados 176 sítios arqueológicos, 389 sítios históricos, 30 mil peças arqueológicas (que comporão o acervo do Museu).
Idealização e Apoio: Renova Energia (através do Projeto Catavento) com apoio do BNDS – Banco Nacional do Desenvolvimento; Grupos de Trabalho MASB; Universidade do Estado da Bahia – Uneb/Campus Caetité; Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE / Caetité; Superintendência Regional do IPHAN da Bahia; Diretoria de Museus (DIMUS / IPAC BA); Prefeitura Municipal de Caetité, Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer; Comunidade de Aroeiras; Comunidade de Cangalha; Comunidade Quilombola de Pau Ferro do Joazeiro; Escola Emiliana Pita Nogueira; Escola Manoel Lopes Teixeira; Escola Maria Conceição Pontes; estudantes do 6º semestre da Uneb/Caetité; família do Sr. João Custódio (Sítio arqueológico Moita dos Porcos); Grupo do Inventário Turístico; Instituto de Educação Anísio Teixeira; lideranças quilombolas, moradores do Bairro Chácara; Movimento de Mulheres Camponesas; Prefeitura Municipal de Guanambi; Secretaria Municipal de Educação; Centro Estadual Profissional em Saúde e Gestão (CEEP); Comunidade Curral de Varas; Comunidade Pajeú do Josefino; Comunidade Vargem Comprida; Escola Maria Regina Freitas; Escola Neusa Luzia Teixeira; Grupo Inventário Turístico; Prefeitura Municipal de Igaporã; Secretaria Municipal de Educação; Colégio Municipal de Tamboril; Comunidade Quilombola de Gurunga; Escola Municipal Joana Angélica; Centro Cultural: Grupo de Idosos e Grupo de Jovens; Grupo Inventário Turístico.
–
ASCOM –
Deixe seu comentário