Plano de implantação do Museu do Alto do Sertão em Caetité foi concluído

caitite

Plano de implantação do Museu do Alto do Sertão em Caetité foi concluído

Uma importante ação pela preservação do patrimônio cultural do Alto Sertão da Bahia

 

O primeiro passo para implantação do Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB já foi dado: o Plano Museológico foi concluído e apresentado à sociedade, no dia 26 de abril, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb,  marcando um momento histórico da região. O Plano é um instrumento indispensável de planejamento para que a instituição atinja seus objetivos. “Concretizamos a visão de um anseio. Um material arqueológico que é referência de nós mesmos. O trabalho, a partir de agora, será a consolidação.”, explicou Paulo Zanettini, arqueólogo responsável pela elaboração do Plano.

O Museu será implantado na antiga Casa da Chácara, no município de Caetité, e terá ampla abrangência, incluindo também os municípios de Guanambi e Igaporã. Como forma de atender este extenso território, o MASB se dividirá em 10 Núcleos de Memórias disseminados na região propiciando uma atuação de forma descentralizada.

O Plano foi construído através de pesquisas arqueológicas, e é fruto de uma elaboração coletiva, com muitos esforços, pesquisas e com profundo diálogo entre as inúmeras comunidades envolvidas no processo de preservar seus valores e suas referências culturais, o que garantiu a manutenção das características do Alto Sertão. Iniciado em 2009, o Plano é resultado de um intenso trabalho, com muitas reuniões, seminários, ciclos de debates, palestras, cursos, que envolveram a participação direta de mais de 2 mil pessoas, em 28 comunidades, prefeituras, escolas, universidade e órgãos do Governo Estadual.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosemária Joazeiro Pinto de Souza, lembra que a idéia de implantação de um Museu surgiu de um grupo de professores da rede municipal de ensino de Caetité, que preocupados com a retirada do material arqueológico do município buscou ajuda da Gestão Municipal. “Levantamos esta bandeira em defesa da permanência dos achados aqui em nosso município. E fomos apoiados pela Prefeitura, Arquivo Público, Uneb e sociedade civil. Foram dois anos de muito estudo e conquistas que veremos concretizados com a implantação do nosso museu regional. Agradecemos apoiamos a empresa Renova Energia por abraçar conosco esta causa, que é uma importante conquista para a nossa região, e para o Brasil. Uma ação inovadora pela cidadania. Um dos processos mais democráticos que já participei.”, destacou a Secretária Municipal.

 

 

O Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB

 

Missão: O MASB tem como objetivo preservar o patrimônio cultural do Alto Sertão, adotando este território como campo de pesquisa e de intervenção social, para tanto, o MASB visa integrar diversos agentes, instituições e seguimentos sociais cuja participação é fundamental para que as diferentes memórias, histórias e identidades sejam contempladas nesse Museu. Busca-se construir uma instituição de excelência onde os processos educativos propiciem diferentes leituras do mundo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região a partir de uma ação descentralizada.

 

Área de abrangência: Localizado no Alto Sertão, no Sudoeste da Bahia, incluindo, inicialmente, os municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, uma região do semiárido brasileiro que foi habitada há milhões de anos. De paisagem singular, relevo movimentado, onde convivem inúmeras espécies do Cerrado e da Caatinga. Rico em recursos minerais e extensos campos, que despertou interesse de gente de toda parte: indígenas, europeus, sertanejos e africanos, resultando em uma bagagem de conhecimentos, costumes e histórias.

A sede do MASB funcionará no município de Caetité, na Casa da Chácara, um casarão erguido no séc. XIX, que guarda elementos importantes da arquitetura da região. O Projeto Arquitetônico da readaptação do monumento integra o Plano Museológico.

O MASB se dividirá em Núcleos de Memórias disseminados na região, propiciando interação social nas áreas urbanas e rurais. No município de Caetité, os Núcleos funcionarão no Grupo de Mulheres Camponesas, Comunidade Quilombola de Pau Ferro do Joazeiro, Sítio Moita dos Porcos, Instituto Anísio Teixeira e na Escola Municipal de Caldeiras; em Guanambi, na Associação Comunitária de Curral de Varas e na Associação Comunitária de Pajeú do Josefino; e em Igaporã, na Comunidade Quilombola de Gurunga, Escola Municipal de Tamboril e no Centro Cultural.

 

Descobertas e registros do Alto do Sertão: O Plano propiciou importantes descobertas e registros de um vasto patrimônio cultural. Até o momento, foram identificados 176 sítios arqueológicos, 389 sítios históricos, 30 mil peças arqueológicas (que comporão o acervo do Museu).

 

Idealização e Apoio: Renova Energia (através do Projeto Catavento) com apoio do BNDS – Banco Nacional do Desenvolvimento; Grupos de Trabalho MASB; Universidade do Estado da Bahia – Uneb/Campus Caetité; Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE / Caetité; Superintendência Regional do IPHAN da Bahia; Diretoria de Museus (DIMUS / IPAC BA); Prefeitura Municipal de Caetité, Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer; Comunidade de Aroeiras; Comunidade de Cangalha; Comunidade Quilombola de Pau Ferro do Joazeiro; Escola Emiliana Pita Nogueira; Escola Manoel Lopes Teixeira; Escola Maria Conceição Pontes; estudantes do 6º semestre da Uneb/Caetité; família do Sr. João Custódio (Sítio arqueológico Moita dos Porcos); Grupo do Inventário Turístico; Instituto de Educação Anísio Teixeira; lideranças quilombolas, moradores do Bairro Chácara; Movimento de Mulheres Camponesas; Prefeitura Municipal de Guanambi; Secretaria Municipal de Educação; Centro Estadual Profissional em Saúde e Gestão (CEEP); Comunidade Curral de Varas; Comunidade Pajeú do Josefino; Comunidade Vargem Comprida; Escola Maria Regina Freitas; Escola Neusa Luzia Teixeira; Grupo Inventário Turístico; Prefeitura Municipal de Igaporã; Secretaria Municipal de Educação; Colégio Municipal de Tamboril; Comunidade Quilombola de Gurunga; Escola Municipal Joana Angélica; Centro Cultural: Grupo de Idosos e Grupo de Jovens; Grupo Inventário Turístico.

 

 

ASCOM –