Campanha Nacional Agosto Dourado em parceria com as prefeituras de todo o Brasil. Incentiva as mamães amamentar seus bebes até os seis primeiros aninhos de vida no mínimo. Em Conquista o encontro para celebrar a temática da campanha – Hora do mamaço”, aconteceu, dia 24, no shopping Boulevard.
O leite materno é um alimento completo, por isso ele é considerado pelos nutricionistas um alimento ouro, precioso e que deve ser usado de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê. Para conscientizar a família quanto à importância do aleitamento materno, o Ministério da Saúde realiza a campanha Agosto Dourado em parceria com as prefeituras de todo o Brasil.
Vitória da Conquista aderiu à campanha e, durante todo o mês, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), realizou diversas ações de incentivo à amamentação exclusiva. A programação foi encerradas nesse sábado (24), com a realização de um “mamaço”, que reuniu mães e gestantes no shopping Boulevard.
“Durante todo o mês, nós promovemos ações em todas as unidades de saúde do município, lembrando a todas as mães e gestantes a importância da amamentação para a criança. Com o leite materno, a criança fica mais protegida, evitando várias doenças, e foi por isso o Governo Municipal abraçou esta campanha” explicou a diretora de Vigilância à Saúde, Ana Maria Ferraz.
A pediatra do Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos, Aline Costa Bispo, participou do “mamaço” e lembrou a importância de campanhas de incentivo à amamentação. “Todo mundo sabe que o leite materno é um alimento completo, mas amamentação não é só isso. Ela ajuda a fortalecer o vínculo materno, do pai com bebê, da família, a promover o aconchego desta criança, por isso a importância desta campanha”, ressaltou Aline, que lembrou que o Banco de Leite incentiva a amamentação durante o ano inteiro.
Para Karoline Sampaio, mãe de Antônio (10 meses), que amamentou seu filho exclusivamente com o leite materno durante seis meses, o leite da mãe tem tudo o que a criança precisa. “Nos primeiros dias, o leite materno é considerado a primeira vacina, tem tudo o que o bebê precisa. Existe o mito popular de que leite vira água depois de um certo tempo, o que não é verdade. O leite vai mudando a composição enquanto o bebê vai crescendo, então é só uma questão de a mulher confiar no próprio corpo e ser capaz de entender que ela é capaz de qualquer necessidade do filho dela”, ressaltou Karoline.
Já a mãe de Maria Luiza (3 meses), Rejane Gomes Santos, acredita que a campanha é importante para incentivar as famílias que ainda têm dúvida: “Nós sabemos que ainda tem muita mãe que diz que o leite é fraco, que ele não sustenta a criança, e isso não é verdade, a campanha é importante por isso.”
Para o diretor-presidente da FSVC, Filipe Bitencourt, pelo terceiro ano consecutivo a adesão das mães à campanha tem demonstrado o quanto a amamentação é importante. “Este foi um mês realmente dourado, onde promovemos várias ações. Esta é uma gestão que acredita nessa proximidade com as pessoas, por isso, o Banco de Leite saiu de dentro do hospital e foi para comunidade incentivar o aleitamento materno, uma ação já realizada dentro do Esaú Mantos o ano todo”, destacou Felipe.
Deixe seu comentário