A Prefeitura de Vitória da Conquista – PMVC inaugura uma da mais esperada e desejada unidade de saúde de Conquista, que proporcionar e facilitará aos usuários do Sistema Unificado de Saúde – SUS, tratamento em diversas especialidades. Como fisioterapia, angiologia e tratamento de feridas crônicas ou de difícil cicatrização.
O espaço onde foi instalado a Clinica de Reabilitação Dr. Sebastião Castro, estar Localizada no centro da cidade, e funcionará das 7h às 19h, e neste primeiro momento atenderá uma média diária de 60 pessoas dia de segunda a sexta-feira. A previsão é que seja crescente o atendimento dos serviço ate chegar a cota de 100 pessoas dia.
A Secretária de Saúde Ceres Almeida pontua as considerações de como será o funcionamento da unidade. “Começamos com um ortopedista e três fisioterapeutas e vamos chegar a 10 fisioterapeutas, ampliando para 100 atendimentos/dia. Firmamos também uma parceria com a Cicatriza para pacientes que necessitem de procedimentos mais complexos como a hiperbárica.” Comentou. Ceres Almeida.
A coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, que no evento representou o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas – afirmou que; “´é um imenso prazer participar deste ato como moradora de Conquista e por ver a necessidade deste equipamento. Parabenizo ao prefeito e à Ceres em nome do secretário de Saúde. Era importante resolver a questão do *pé diabético, que é um grande gargalo da região. Hoje, a gente avança entregando esse serviço para Vitória da Conquista”. Pondera Karine.
O Prefeito Herzem Gusmão em suas considerações disse que Vitória da Conquista agora terá uma Clinica de Reabilitação para tratamento de vários serviços e tratamentos ofertados pelo SUS, a exemplo das sessões de fisioterapia, eletroterapia, diatermia e musculação. A Clinica recebe o nome de doutor Sebastião Castro, uma justa homenagem por quem fez muito pela cidade.
Homenagem –
A clínica leva o nome do médico Sebastião Rodrigues Castro, falecido no dia 14 último. Com especialização em Ortopedia e Traumatologia, Sebastião nasceu em Ribeira do Pombal, mas fez de Vitória da Conquista sua cidade. Foi um dos fundadores do Hospital Samur e atuou ainda na Casa de Saúde São Geraldo e no Hospital Regional de Vitória da Conquista, além de ter sido educador no Colégio Paulo VI e político respeitado, tendo sido deputado estadual e secretário municipal de Saúde.
Muito emocionada, a filha Fabiana Castro disse: “Agradeço a todos os envolvidos por essa bela homenagem. Ter seu nome vinculado a uma clínica de reabilitação de caráter público que proporcionará às pessoas uma segunda chance, a possibilidade de viver a vida com dignidade e qualidade vem coroar essa história”.
Quem ainda esteve na solenidade foi o professor Ubirajara Brito, ex-ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia. Na ocasião, ele também prestou uma homenagem ao amigo Tião, como era chamado o Dr. Sebastião.
*O “pé diabético” é um problema decorrente da diabete mellitus, que se manifesta em forma de uma ferida que não cicatriza e infecciona, podendo tornar-se uma úlcera.
Deixe seu comentário