Na manhã desta quarta-feira, 15, foi realizada, no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a primeira sessão do semestre do Poder Legislativo conquistense. A Sessão marca o início das atividades legislativas de 2012.
O evento teve inicio às 8.30hm e terminou as 11,30h – e estiveram presentes no evento, integrantes da Gestão Municipal, autoridades locais, empresários, representantes e lideranças da comunidade.
Conforme prevê a Lei Orgânica do Município, o prefeito municipal de Vitória da Conquista Guilherme Menezes fez a leitura da mensagem do Poder Executivo à Câmara de Vereadores, oportunidade em que também destacou o crescimento econômico de Vitória da Conquista, com referencia aos Estudos da Secretaria de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia/SEI, de que o município possui a sexta maior economia da Bahia, com participação de 2,29% no Produto Interno Bruto/PIB do Estado. A expectativa é de que nos próximos anos, a cidade suba uma posição neste ranking.
Segundo o prefeito, “Vitória da Conquista tem esse perfil de crescer com distribuição de renda, gerando oportunidades para um número cada vez maior de pessoas, e a Administração Municipal trabalha com esse propósito”. Somente nos últimos dez anos, os recursos públicos investidos no município cresceram mais de 300%, passando de R$ 106,78 milhões, em 99, para R$ 433,70 milhões, em 2009.
Ainda durante a leitura da mensagem, Guilherme afirmou: “O que caracteriza nosso crescimento é a participação dos diversos segmentos sociais e com efetiva participação popular. (…) foi esse trabalho articulado entre os diversos setores que está fazendo de Vitória da Conquista essa cidade cada dia melhor para se viver”.
O Presidente do Legislativo destacou que são muitos os compromissos do Legislativo para 2012. E que todas as demandas serão debatidas de forma intensiva pelos edis com muita serenidade e com a parceria dos governos Municipal, Estadual e Federal.
O Prefeito Guilherme Menezes demonstrou muita tranquilidade, na exposição de sua mensagem, na ocasião da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos, porem, enquanto, ele se pronunciava, o vereador Arlindo Rebouças apresentava alguns cartazes com manifestações críticas em relação a sua Gestão, fato alias, que chamou muito a atenção dos presentes ao evento.
Para alguns pessoas presentes, o ato demonstrou oportuno dada a forma inteligente de protestar quanto as falhas da gestão, para outros, não passou de uma forma indelicada do edil recepcionar o Executivo na Casa. Claro que a cena não deixou de macular o brilho do evento, mas, o vereador, na condição de oposição fez seu verdadeiro papel. Mostrando a realidade dos fatos, e que necessitam serem corrigidas pelo Executivo. As abordagens foram: Privatização do Isauú Matos, Abandono da Zona Rural, o caso de Cupe etc
Deixe seu comentário