Em breves dias será definido uma nova mesa diretora para conduzir os trabalhos legislativos em Vitória da Conquista, os blocos se articulam na expectativa de emplacar um nome que possa refletir aos anseios das lideranças, e somem o maior número para alcançar o êxito necessário. Presidir a Câmara de Vereadores no biênio.2015 a 2017.
Nesta tramitação, inúmeros interesses faz parte do jogo, inclusive do ponto de vista das expectativas política partidária e de poder. Na atual conjuntura política, a situação se encontra refletida nas seguintes condição; o chefe do executivo Municipal. O Prefeito Guilherme Menezes, ensaia e vem incentivando os vereadores da sua base e aliados que lhe são mais próximos a se lançarem candidato para ocupar o cargo, do outro lado, o bloco composto pelos vereadores do PcdoB, que é um grupo que também respalda e são aliados da gestão, diz que não abre mão da condição de emplacar o vereador de seu partido e deseja a presidência da mesa diretora. E ainda neste contexto, outros blocos liderados pelo PSB e PV – que também desejam o cargo articulam o mesmo propósito. A Presidência da Câmara de Vereadores.
O presidente em exercício, Fernando Vasconcelos, que mantém forte ligação com os deputados estadual e federal – Zé Raimundo e Waldenor Pereira, não tem se pronunciado diante as negociações, e definido, de fato, em quem dará seu apoio e voto, embora tenha um peso decisivo para definição do pleito. Enquanto isso, o deputado estadual Jean Fabrício articula e negocia a surdina com vereadores da oposição ao executivo, uma composição para enfrentar a chapa liderada pelo prefeito.
O Prefeito por sua vez reavalia o tabuleiro político e da gestão, e, já ensaia a indicação do vereador Cori para reassumir a Secretária de Educação e, o retorno do atual secretário de Administração Gildásio Silveira para Câmara de Vereadores e na condição de candidato a Presidência da mesa.
Diante desse movimento todo espera-se, que a eventual mesa de consenso possa ser composta nesta condição: Presidente: Gildásio Silveira, vice-presidente Irma Lemos, 1º secretário
Gilzete da Silva Moreira e 2º Secretario – Cícero Custódio.
Este ponto de vista e avaliação, é especialmente uma leitura superficial da realidade atual, não esta sendo levado em conta, as negociatas e manobras que ambos os blocos farão por conta deste eleição. Cargos de comissão, influencias de interesses e privilégios etc.
Comendador Gildásio/Amorim/Fernandes
Deixe seu comentário