População brumadense questiona falta de saneamento básico nos bairros periféricos e cobranças de taxas de esgoto abusivas, pois, em alguns casos a utilização dos serviços não é disponibilizado.

 n1

Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os bairros mais carentes de Brumado, onde os moradores convivem com a menor renda per capita, são os que pagam mais caro os boletos de água, pois em suas contas está inserida a cobrança de 45% de taxa de esgoto. Seguindo o modelo de construção dos programas habitacionais do governo federal, foram instaladas estações de tratamento de esgoto que atendem aos bairros Urbis II, Bom Jesus, Brisas I, II, III e IV e São Jorge. Muitos moradores reclamam do valor da cobrança estipulado pela Embasa e consideram injusto pagar tão caro pelo tratamento do esgoto, quando mais de 95% da cidade não conta com o tratamento. 

 n2

Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Estamos pagando a conta de toda a cidade, pois todos jogam o esgoto no rio e nos riachos, mas nós somos os únicos a pagar essa conta injusta. A Embasa deveria rever o valor dessa cobrança absurda. Por que temos de pagar 45% do prejuízo quando mais de 95% da população não paga nada?”, questionaram os moradores do Bairro São Jorge ao site Brumado Notícias, que ainda reclamam do odor e dos animais peçonhentos que saem do Rio do Antônio.  Fonte BN Lai Amorim