Conhecida por ser destino de grandes romarias, a cidade de Bom Jesus da Lapa foi citada em uma matéria publicada pelo Portal UOL, sobre turismo religioso no Brasil, como um dos cinco lugares onde se pode fortalecer a fé. As outras indicações para visita foram o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo; o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC); a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e a Fazenda Nova, localizada na cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, onde é realizada a encenação da Paixão de Cristo.
O texto do guia “Adoro Viagem”, do UOL, chama a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada a 902 quilômetros de Salvador, de a Capital Baiana da Fé e evidencia a festa do Bom Jesus, realizada há mais de 300 anos, sempre no mês de agosto, como a terceira maior festa religiosa católica do Brasil. Estima-se que mais de 700 mil pessoas visitem a cidade somente no período de julho a setembro.
A primeira romaria – da Terra ou das Missões – começa em julho, quando os peregrinos da região dirigem-se ao santuário. Já a romaria ao Bom Jesus – a maior delas – reúne milhares de pessoas, a partir de 20 de julho. A novena tem início no dia 28 e atinge seu ponto alto no dia 6 de agosto, quando é consagrado o santo padroeiro do município.
Uma das grandes atrações que chamam a atenção dos visitantes é o Morro do Bom Jesus da Lapa. Com 90 metros de altura, o morro tem suas grutas, que são visitadas pelos peregrinos a caminho da cidade, que ali pedem e agradecem as graças alcançadas. A mais conhecida é a Gruta do Bom Jesus, diante da qual fica o lago Esplanada da Gruta.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo (MTur), nos últimos 12 anos, as manifestações religiosas movimentaram cerca de R$ 8 bilhões, por ano, em todo o país. O MTur estima que cerca de oito milhões de pessoas viajem para fazer turismo religioso no Brasil, dentre eles cerca de 25 mil turistas estrangeiros.
Deixe seu comentário