No entanto, a etapa de pré-conferências começa nesta quinta-feira (2), e prossegue até o dia 23 de março, com encontros entre usuários, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convidam toda a comunidade a participar das pré-conferências em seus territórios, na zona urbana e rural, para contribuir no diálogo e construção de políticas públicas do SUS.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia”, a conferência deste ano será realizada de forma presencial, no auditório do Complexo de Saúde (Cemae).
O evento reúne representantes da sociedade civil e do poder público para avaliar o cenário da saúde municipal e elaborar propostas de melhorias para o setor.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, destacou a importância da participação da comunidade como forma de estimular o debate democrático.
“É muito importante a participação popular na identificação dos problemas de saúde pública, na definição de diretrizes, para que a gente possa estabelecer políticas públicas, no sentido de sanar ou amenizar os problemas que afetam a nossa população”, ressaltou o secretário.
Serão debatidos, na conferência, quatro eixos temáticos do sistema de saúde: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Texto e imagem: Secom PMVC
Deixe seu comentário