A gestora do município de Anagé, Prefeita Elen Zite Pereira dos Santos, recebeu a prefeitura de sua antecessora muita entusiasmada e com desejo de fazer a diferença em relação às inúmeras gestões que lhe antecederam.
Aos quais, também foram coroadas por gestões temerárias e precárias. Contabilizando, portanto, ineficácia em todos os setores da gestão pública do município. E quase todas elas receberam punição dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores do Estado, por não fazerem o dever de casa de forma exitosa.
Os motivos que levou a atual gestão pública do município de Anagé, e, as anteriores á serem advertidas ou punidas, basearam-se, principalmente, justamente pelo fato de os gestores não nortearem as respectivas gestões com o bom desempenho das atividades no setor público. Considerando, principalmente os cinco princípios básicos da Administração Pública, norteado e balizado no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, que condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir, como a: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Em uma sessão realizada na quarta-feira (17), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) puniu com multa de R$ 15 mil a prefeita de Anagé, Elen Zite Pereira dos Santos (PDT), em razão de diversos gastos com contratações de shows musicais e locações de equipamentos. Somado, o montante gasto foi de R$ 512.752,00, quando o município se encontrava em situação de emergência devido à estiagem, no exercício de 2019.
Segundo o parecer técnico do relator do processo, do TCM, a punição baseia se na realização de gastos imoderados e desproporcionais com festividades no período de estiagem, em descompasso com o princípio constitucional da razoabilidade. Ferindo justamente os princípios elementares da gestão publica.
Considerando as dificuldades de ajustar a máquina pública no município, e o desencanto com a política, a atua prefeita de Anagé, Prefeita Elen Zite Pereira dos Santos conta ansiosa os dias para findar o seu mandato e entregar a prefeitura para o seu sucessor.
Comendador Gildásio Amorim Fernandes
Deixe seu comentário