A prefeitura de Vitória da Conquista apresenta Plano Operacional de Segurança nas Escolas O plano prevê a intensificação do trabalho do Grupamento da Ronda Escolar (GRE) nas escolas e creches da rede municipal de ensino. E terá suporte logístico de outros entes municipais e do Estado. A prefeita Sheila Lemos aprovou o Plano Operacional Segurança nas Escolas (POSE), apresentado pelo comandante da Guarda Municipal (GM), Cristóvão Lemos, e ja sendo praticado no municipio.
Pela proposta aprovada pela gestora conquistense, o serviço, que era executado por 12 guardas, passa a ser realizado por 35 agentes. Para isso, o número de viaturas dobrará de três para seis veículos. A atenção será focada em 15 escolas, que são as maiores da rede, ou que apresentam potencial de risco ou ameaça de casos de violência. Outras quatro escolas já contam com guardas fixos, que serão mantidos.
Ainda na manhã de hoje, a prefeita Sheila Lemos havia solicitado da Guarda Municipal medidas para intensificar o trabalho nas unidades escolares, em caráter de urgência. “Recebi com muita satisfação o Plano Operacional Segurança nas Escolas, que será colocado em prática imediatamente. O Governo para Pessoas está atento às necessidades e anseios da nossa comunidade escolar, e vamos fazer o possível para garantir a segurança das nossas crianças, jovens, professores e demais servidores, seja com o trabalho do Grupamento da Ronda Escolar, seja com o diálogo e parceria com os órgãos de segurança pública”, afirmou a prefeita.
O comandante Cristóvão Lemos falou ainda sobre as articulações que a Guarda Municipal vem fazendo visando oferecer maior segurança aos estudantes das escolas municipais. “Estamos fazendo o alinhamento com a Secretaria Municipal de Educação, para providenciar mais duas viaturas e estender o serviço também à zona rural. A gente pretende ainda colocar a sede do GRE no Centro Cultural Glauber Rocha, onde há fácil acesso. E tem outras coisas também, como parceria com o Conselho Tutelar, Ministério Público e com outros órgãos de segurança envolvidos”, disse.
Também hoje, o comandante da Guarda tratou do assunto segurança na escolas municipais com o secretário da Educação, Edgar Larry, e com o procurador-geral do município, Jônatan Meireles. Na pauta, a repercussão local das publicações sobre ameaças a escolas em todo o país. As autoridades dos órgãos da segurança pública, como as polícias Federal, Militar e Civil foram contactadas e foi definido um protocolo de comunicação às autoridades em caso de urgência ou ameaça. Durante a semana, os três órgãos municipais avaliarão o andamento do assunto.
GRE
O Grupamento da Ronda Escolar foi formado em agosto do ano passado, com a finalidade de zelar pela segurança das escolas e creches municipais, tanto das instalações quanto da comunidade escolar. Além de rondas preventivas nas áreas externas das instituições, os agentes também realizam intervenções educativas, a exemplo de reuniões com pais de alunos, professores e diretores; e palestras voltadas aos estudantes, em que são trabalhados aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enfrentamento à violência nas escolas, bullying e combate às drogas
Deixe seu comentário