No Estado da Bahia já contabiliza mais de 84 municípios que já decretaram situação de emergência por conta da falta de água e da prolongada estiagem que acontecem na região.
Segundo o presidente da UPB – União das Prefeituras da Bahia. Ao todo são quase 276 municípios atingidos, numa proporção de 47% da população baiana, que vive nas regiões mais atingidas pela seca. Ele afirma ainda, que; “O governo federal já anunciou a liberação de R$ 10 milhões em recursos. Só que este valor é para contemplar apenas os 75 municípios que tinham decretado estado de emergência até a semana passada. Só que este número aumenta a cada dia. É preciso buscarmos mais recursos e a celeridade na liberação dos mesmos”, afirmou Luiz Caetano.
O Prefeito de Anagé – Elbson Soares que já vinha dando suporte no atendimento à zona rural, com 10 carros pipas, agora que passou a contar , com o apoio logístico prestado pelo Governo Federal, via Exército Brasileiro, por meio do Programa Emergencial de Distribuição de água Potável no Semiárido Nordestino (Operação Pipa) para a distribuição de água na zona rural do município. Amplia a frota de carros tanques para mais 20 e mesmo assim, segundo ele, é insuficiente para atender a demanda.
A situação de emergência já foi decretada por dezenas de municípios da região do sudoeste, que sofre com essa realidade. Tanto a população, como as autoridades deveriam tomar providências antecipadas, já que estes fatos acontecem continuadamente. Tai o alerta e a Dica: Planejamento/ alternativas/Recursos.
Deixe seu comentário