As fortes e continuadas chuvas que vem ocorrendo em toda região sudoeste da Bahia vem causando muitos transtornos e prejuízos, para a população e ao erário público. São alagamentos de ruas e avenidas e bairros, rompimento de barragens, destruição de estradas vicinais nas zonas rurais e até de rodovias, e entre outros transtornos registrados dia a dia pelos noticiários e pela própria população através das mídias sociais.
Alguns destes transtornou causados por conta das excessivas chuvas, que vem ocorrendo desde o inicio do mês, e tem tirado o sono de gestores dos respectivos municípios afetados, bem como das gestões do governo estadual e federal.
Dentre os inúmeros relatos, que ocorreram nestas vinte quatro horas, os registros de alagamento do distrito Areião em Mirante, município do sudoeste baiano e o desabamento de parte de uma Creche em Brumado, foram os fatos mais repercutidos em todos noticiários.
No sábado (24), véspera do feriado de Natal, o telhado da creche municipal Alisson Patrik Saraiva de Jesus, localizada no Bairro São Jorge, desabou. Um dia antes do desabamento, na sexta-feira (23), uma confraternização aconteceu na creche com alunos, pais e funcionários.
O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) esteve no local e gravou um vídeo falando do histórico da obra, que ocorreu na gestão de seu antecessor, o ex-prefeito e seu aliado Aguiberto Lima Dias (PDT). E que foi fruto de uma licitação, e que irá recorrer a justiça contra a construtora E2 Engenharia, de Vitória da Conquista, que já tem um histórico aqui com a construção do conjunto Brisa que veio também ter sérios problemas estruturais e de edificações.
O Prefeito diz ainda, que pela divina providência e por misericórdia do Bom Jesus, não ocorreu um desastre de proporção inimaginável no local, e que devido ao período de férias, nenhum aluno ou funcionário estava no local no momento do desabamento, que atingiu a parte do refeitório da unidade de ensino integral, onde alunos fazem as alimentações diárias.
Já os moradores do distrito de Areião, no Município de Mirante, tambem de forma inesperada se encontra sitiado na sua localidade, por conta do rompimento de uma barragem nas proximidades da cidade. O distrito estar submerso e completamente alagado.
Nesta região de Mirante, ainda soma com outro transtornos, a recente rodovia construída, a BA-640, não suportou o grande volume de água e rompeu e a malha asfáltica se encontra praticamente intransitável. Já temos confirmação de que as providências já estão sendo tomadas pelas autoridades para sanar os problemas e equacionar os problemas causados pelas chuvas.
https://www.facebook.com/daalternativa/videos/704317971203147/
Deixe seu comentário