Prefeito sanciona a Lei nº 2.161/2017 que nomeia o planetário de Vitória da Conquista, com o nome do ex-vereador Professor Everardo Públio de Castro.

 

 

Professor Everardo Públio de Castro. Este é o nome do planetário de Vitória da Conquista, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. A homenagem, proposta pela Câmara Municipal de Vereadores, foi confirmada pelo prefeito Herzem Gusmão que, na última quinta-feira, 17, , que nomeia o equipamento.

 

Nascido em Caetité, Everardo mudou-se para Vitória da Conquista em 1939, lecionando Geografia e História no Ginásio de Conquista, onde se tornou responsável pelo ensino de várias gerações. Em 1961, integrou a Frente de Libertação Nacional, sendo o representante do Diretório Municipal de Conquista.

Era vereador quando foi preso em 1964 pelo Golpe Militar, passando um ano e três meses em Salvador. Everardo teve seus direitos políticos recuperados somente em 1984, ano no qual voltou a dar aulas, aposentando-se compulsoriamente, com mais de 35 anos de magistério. Morreu em 28 de janeiro de 1996, com 84 anos.

O professor Everardo Públio de Castro também foi ex-secretário municipal de Educação na gestão do prefeito Pedral Sampaio.

Obras do Planetário – Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o planetário, que teve como engenheiro responsável pelo projeto, Nud Davi de Castro, filho de Everardo Públio de Castro, irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. “Isso vai atrair inclusive estudantes de toda a região sudoeste para Vitória da Conquista”, realçou o prefeito.