Prefeitos precisam ter o cartão Defesa Civil para receber recursoscontra a seca

 

Em reunião com quase 60 prefeitos em Brasília, liderados pelo prefeito Luiz Caetano,presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, liberou mais R$ 10 milhões que serão enviados direta mente para os municípios baianos, em situação de emergência por causa da seca,através do cartão de pagamento da Defesa Civil.

O problema éque a maioria dos mais de 200 municípios atingidos pela seca não possui o cartão por ausência de uma Coordenação de Defesa Civil instituída. Para solucionar tal impasse, o prefeito Luiz Caetano instalou na sede da UPB um plantão, com uma equipe especializada, para auxiliar os prefeitos nos tramites necessários para criar a Coordenação da Defesa Civil e abrir conta para receberos recursos.

“O que nãopode são os municípios deixarem de receber este recurso de R$ 50 mil por ausência desse cartão. Por isso colocamos uma equipe na UPB à disposição dos prefeitos. Os caminhos para obter o cartão passam pela aprovação na Câmara Municipal para criação da Defesa Civil, depois a obtenção do CNPJ da Defesa Civil e em seguida a abertura da conta. Mas, para isso são precisos alguns documentos e cumprir determinados requisitos”, afirma o prefeito Luiz Caetano.