Prefeitos vão cobrar de Dilma, Serra e Marina mais verba para ações sociais

83597_marcha_prefeitos
Os mais de 3.600 prefeitos reunidos para a XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vão sabatinar os três pré-candidatos à presidência esta a manhã, a partir das 9h. Uma das principais cobranças está relacionada ao que os prefeitos chamam de “sub-financiamento” das ações sociais. Traduzindo: querem mais repasses de verba federal para fazer frente a programas assistenciais. A queixa geral é de que o governo federal vem repassando cada vez mais atribuições aos municípios, sem a devida contrapartida financeira.
O primeiro a enfrentar as nove perguntas, elaboradas pelos prefeitos em assembléias, será o tucano José Serra. Depois dele, virão Marina Silva, do PV e Dilma Rousseff, do PT. A ordem foi determinada por sorteio. Cada um terá uma hora para desenvolver as respostas. Não haverá debate entre os pré-candidatos – já que eles estão proibidos pela legislação eleitoral nesta etapa. E também não estão previstas intervenções da plateia.
As perguntas buscarão cobrar posições dos pré-candidatos quanto aos quatro grandes temas da Marcha: regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil, distribuição igualitária dos lucros da exploração da camada pré-sal, apoio financeiro aos municípios (AFM) em 2010 e Lei de Licitações.
s” nos repasses do fundo. (Folha)