Prefeitura adverte sobre os riscos da automedicação

600-00934726

Nesta terça-feira, 20, comemora-se o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916 que, na época, era a maior instituição representativa da categoria no país.

Na rede municipal de saúde de Vitória da Conquista, atuam cerca de 40 profissionais da área, distribuídos em diferentes espaços, como o Laboratório Central, o Hospital Esaú Matos, as Unidades de Saúde da Família (NASF), a Farmácia da Família, o Banco de Leite Humano e o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.

Entre as importantes funções prestadas pelo farmacêutico, destaca-se a orientação dada aos pacientes sobre medicamentos já prescritos. O objetivo é que, a partir dessas informações, as pessoas realizem o tratamento de forma correta e obtenham o resultado esperado.

Dessa maneira, é fundamental que o paciente não se automedique e siga corretamente as instruções dadas pelo médico, pelo farmacêutico e as encontradas nas bulas dos medicamentos. Isso porque a automedicação pode provocar dependência, intoxicação e até a morte.

Além de consultar-se com um médico, é fundamental que, ao comprar o medicamento, receba instruções do farmacêutico. Esse profissional deverá estar com identificação e presente durante todo o horário em que o estabelecimento estiver aberto.