Com o objetivo de modernizar os serviços públicos municipais por meio do emprego de tecnologias digitais e a importância da inclusão digital e do acesso universal aos serviços públicos digitais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Decreto nº 23.712/2025 instituiu a Estratégia Municipal de Governo Digital. Denominado Conquista Conectada, o plano propõe o desenvolvimento de processos e implantação de serviços digitais em todas as secretarias municipais até o final de 2028.
Além disso, a estratégia prevê a integração de plataformas e serviços digitais, a capacitação das equipes e a promoção de uma nova cultura digital no serviço público, com um plano de comunicação interna e externa para garantir transparência, engajamento e clareza em cada fase. Tudo isso com foco em uma lógica de melhoria contínua: acompanhar, ajustar e evoluir.
A implantação do Conquista Conectada será feita por etapas. A primeira delas consiste no diagnóstico, onde serão mapeadas a situação atual das secretarias, avaliando infraestrutura, serviços e níveis de digitalização. Em seguida, será executado o mapeamento de fluxos e processos, entendendo como os atendimentos e operações funcionam hoje, e verificando os pontos a serem melhorados.
Cada secretaria, com apoio técnico, elaborará seu próprio Plano de Transformação Digital, com metas e ações alinhadas à Estratégia Municipal. A coordenação do serviço será feita pela Secretaria Especial de Transformação Pública, por meio da Assessoria de Transformação Digital, com participação ativa do Comitê Municipal de Transformação Digital (ainda em formação), responsável por articular áreas, acompanhar indicadores e garantir avanços consistentes.
A assessora municipal de Transformação Digital, Érica Silva, explicou que o Conquista Conectada contará com um portal onde será possível aos cidadãos acessar os serviços digitais do município, com navegação simples, acessível e integrada entre as secretarias. ” O cidadão será o principal beneficiado com a Transformação Digital do Município. Os serviços públicos passarão a ser mais simples, rápidos e acessíveis, com menos filas, menos burocracia e mais eficiência. A digitalização permite que o munícipe resolva demandas sem sair de casa, com segurança e autonomia, inclusive pelo celular”, explicou.
Ainda segundo a assessora, a Prefeitura Municipal ganha mais agilidade, integração e eficiência. “Afinal, os processos digitais por si só facilitam o trabalho dos servidores, reduzem o retrabalho, melhoram a gestão de dados e diminuem custos”, finalizou.
Secom PMVC
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