Nesta quinta-feira (18) de maio, é reconhecido como dia Nacional ao combate ao abuso e a exploração sexual da criança e adolescentes. E, em todo país, acontecem celebrações e eventos que discutem e refletem políticas e ações voltadas às estas demandas.
Na manhã desta quinta-feira, em cerimônia realizada no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (CIDCA), e onde também funciona Complexo de Escuta Protegida. A prefeita lançou oficialmente, a Campanha Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como lema: “Faça bonito: escutar é proteger”.
A solenidade de lançamento incluiu ainda uma visita guiada às instalações do CIDCA e a entrega de uma carta à prefeita Sheila Lemos, assinada pela adolescente Ana Vitória Silva, 15 anos, integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
No lançamento da campanha estiveram presente os secretários do Governo Municipal – das secretarias secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes) e de Educação, e representantes dos sistemas de Justiça e de Segurança Pública, respectivamente –, as representante dos conselhos tutelares, Daiane Costa e Elaine Cristina Melo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e representante da Policia Militar, etc.
A prefeita Sheila em sua fala defendeu os métodos de trabalho que evitam a revitimização das vítimas de violência, que tornaram o CIDCA uma referência para todo o país, a ponto de comitivas vindas de outros estados já terem feito visitas ao Complexo de Escuta Protegida. “As crianças dão sinais. As mães às vezes identificam, mas muitas vezes não têm coragem de denunciar os agressores. E as crianças ficam com aquele sofrimento guardado por anos”, comentou a prefeita. “Essa criança vai ter, sim, proteção. O caso vai ser finalizado e o agressor vai ser penalizado”, garantiu.
A prefeita também ressaltou que para atender as demandas nas áreas de segurança pública e justiça, com melhor êxito seria necessário que se instalasse mais uma delegacia especializada na apuração de casos de violência contra crianças e adolescentes, e também de uma nova Vara igualmente especializada nessa área. “É esse o nosso pedido para que a gente consiga fechar esse elo”, justificou a prefeita Sheila.
A programação da campanha segue até o dia 31, data para a qual estão programados uma apresentação teatral e um abraço coletivo na Praça Tancredo Neves – ambos a cargo de integrantes do Nuca. Até lá, serão realizados encontros, palestras, rodas de conversa, mesas redondas, blitz educativas, entre outras atividades.
Ao final do evento aconteceu uma coletiva, com a imprensa local, momento em que, as autoridades do governo municipal e da justiça, e que compõem o núcleo de Escuta Protegida falaram do programa e da campanha ora lançada.
Deixe seu comentário