A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou, nesta segunda-feira (2), a operação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp/CAD). É o primeiro município do estado a participar do sistema que permitirá a integração do Simtrans e da Guarda Municipal e vai acompanhar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS), publicado na última quinta-feira (28).
O Sinesp/CAD é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais).
“O sistema geralmente é voltado para cidades acima de 500 mil habitantes e Vitória da Conquista é pioneira na Bahia. Estamos implantando hoje o sistema como teste e ele é muito importante, pois gera relatórios para direcionar nossas ações, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional”, declarou o comandante da GM, Cristóvão Lemos.
A implantação do Sinesp/CAD, ao qual o município aderiu em julho deste ano, é assistida pelo oficial da PM do Acre, Francisco Fonseca, e pelo agente da GM de Sorocaba (SP), Jeferson Klarosk. Os agentes ficarão durante a semana para dar instrução.
“A ideia é dar suporte aos agentes de trânsito quanto ao registro, empenho e recebimento da ocorrência. Com essa implantação, vai dinamizar mais o serviço da Guarda Municipal, como também facilitar ao agente toda essa dinâmica de consulta e de atendimento das ocorrências, o que dará mais celeridade e conforto”, comentou o mobilizador do Sinesp, Fonseca.
Segundo Klarosk, a principal função da aplicação é integrar todo registro de ocorrência, tendo a possibilidade de buscar relatório, extrair estatística, fazer registro, montar manchas de crimes, sem a necessidade de o município investir nesta solução. “O sistema auxilia o poder público no planejamento estratégico, no investimento em Segurança Pública. É um sistema que vai abrir um leque muito grande de possibilidades e oportunidade”, completou.
O coordenador municipal de Trânsito, Tiago Barros, explicou que logo após a adesão do município, um grupo de agentes foi habilitado e que esses multiplicadores treinaram o restante da equipe. “Agora é a parte de implantação assistida, onde vamos tirar as dúvidas e pegar a expertise deles que já utilizam o sistemaem níveis estadual e municipal”, disse Tiago.
O Sinesp/CAD fornece aos profissionais de segurança pública uma solução de Tecnologia da Informação que permite o atendimento às ocorrências solicitadas a partir de números emergenciais, a exemplo do 190, 191, 192 ou de outros canais de acionamento de atendimento ao cidadão, abarcando os processos de atendimento, despacho e fechamento dos atendimentos, além da integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis.
Deixe seu comentário