Uma cerimônia aberta ao público, acompanhada por membros do Governo Municipal e familiares do ex-prefeito Herzem Gusmão, na manhã deste domingo (2), no centro de Vitória da Conquista, marca a entrega do o busto do ex-gestor e radialista na estação de transbordo que leva seu nome. A data foi escolhida por ser a mesma em que Herzem completaria 76 anos. Ele morreu em 18 de março de 2021, aos 73, por complicações decorridas da Covid-19. A banda de música da Guarda Municipal executa um repertório diversificado, incluindo o Hino a Vitória da Conquista, tema de abertura do programa “Resenha Geral”, conduzido há anos pelo homenageado.
A inauguração contou com a presença de familiares do ex-gestor, como a viúva de Herzem, Luci Freire Gusmão, e o filho, Danilo Gusmão. Os vereadores Luis Carlos Dudé, Lúcia Rocha e Hermínio Oliveira, secretários e apoiadores de Herzem também prestigiaram.
Em sua discurso, a Prefeita Sheila Lemos, que assumiu a gestão do município após a morte de Herzem, destacou o papel do ex-prefeito na luta por Vitória da Conquista.
“Antes de Herzem entrar para a política, para a vida pública, era um defensor desse terminal e falava sempre que era uma vergonha o que aqui acontecia. E a luta de Herzem para transformar Vitória da Conquista veio de muito antes da vida pública.
Era desde o momento que ele estava com o microfone na mão, gritando e clamando por uma cidade melhor”, disse.
Para confeccionar o busto, o artista Vando Oliveira fez os primeiros esboços com base em fotografias de Herzem Gusmão. Já na fase de elaboração da escultura, ele se valeu de uma técnica que costuma ser utilizada para retratar modelos vivos.
O artista usou argila como material primário e, em seguida, recorreu a um tipo de borracha de silicone. “Esse material é uma resina especial, muito utilizada para o revestimento de navios. Aguenta muita chuva e outras coisas. É um material nobre”, afirmou Vando.Conteudo Jucelino
Deixe seu comentário