As escolas municipais de Vitória da Conquista são as primeiras do Brasil a adotar o fardamento que facilita a comunicação entre as unidades de ensino e as famílias
Com a correria do dia a dia, muitos pais acabam não tendo tempo para ir à escola saber se seus filhos estão frequentando as aulas, se as notas estão boas, se tem atividades para casa ou outras informações relevantes. Tal realidade levou a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a procurar meios capazes de facilitar a comunicação entre as unidades escolares e as famílias dos alunos. Para possibilitar que os pais acompanhem a rotina dos estudantes, até mesmo sem sair de casa, foi adotado o Uniforme Escolar Inteligente, que será lançado oficialmente na próxima terça-feira, 20, às 14h30, no Centro Municipal de Educação Profº Paulo Freire/ Caic, localizado na Av. Amazonas, S/N, Urbis V.
A farda, desenvolvida com a tecnologia de identificação por radiofrequência, possui uma etiqueta com um número universal, que será cadastrada no sistema da escola com todos os dados do estudante e com o celular dos responsáveis. Na entrada da escola será instalado um sensor, que confirmará com precisão a chegada e a saída do aluno. Dessa forma, sempre que o educando passar pelo sensor, imediatamente, será encaminhada uma mensagem de texto/SMS para o celular cadastrado no sistema.
“Essa é mais uma inovação importante que o Governo Municipal está implantando nas escolas. A nova farda vai melhorar a segurança dos alunos, contribuir para aumentar as taxas de frequência nas aulas e consequentemente deixar as famílias mais tranquilas”, afirma o prefeito, Guilherme Menezes.
Vitória da Conquista é a primeira cidade do Brasil a adotar a tecnologia na Educação Municipal. A nova farda será utilizada por 25 escolas municipais. Foram escolhidas as unidades com maior incidência de evasão escolar. Serão atendidas mais de 20 mil estudantes e cada um receberá duas fardas gratuitamente. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.
Além do fluxo de alunos, a secretaria escolar poderá ainda registrar outras informações e enviar mensagens adicionais aos responsáveis, notificando sobre todos os acontecimentos e as ações relacionadas com os seus filhos. As informações são confidenciais, às quais somente os pais terão acesso.
“Com essa novidade, esperamos promover uma maior interação entre a família e a unidade escolar, fazendo com que os pais estejam mais presentes no dia a dia da escola, acompanhando as atividades dos seus filhos”, ressalta o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes.
Educação de Qualidade – A Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista é formada por 203 unidades escolares localizadas nas zonas rural e urbana. Desse total, mais de 150 foram reformadas, ampliadas ou construídas, nos últimos três anos, com um investimento que ultrapassa R$ 16 milhões de recursos próprios da Prefeitura.
Aproximadamente 41 mil alunos são atendidos nessas unidades. Para garantir o acesso e a permanência deles nas escolas, a Prefeitura oferece transporte escolar gratuito e universalizado. A alimentação escolar também recebe atenção especial, com cardápios elaborados sob a orientação de nutricionistas e merendeiras em constante aperfeiçoamento.
Os 1.785 professores contam com um plano de carreira que prevê uma série de benefícios, entre eles, incentivo à formação, estímulo para os que possuem alunos com necessidades especiais em suas salas de aula e a escolha democrática de diretores e vices. Além disso, o Governo Municipal garante o piso nacional da educação básica para todos os docentes.
Projetos pedagógicos, como o Escola Mais, o Roda de Alfabetização e o Projeto de Integração Família e Escola, são desenvolvidos para contribuir no processo de ensino-aprendizagem. A inclusão de estudantes com necessidades especiais é priorizada e conta com o auxílio das salas de recursos multifuncionais implantadas nas escolas da rede.
Até o final do ano, será desenvolvido o programa Município Digital, levando internet sem fio às unidades escolares das zonas urbana e rural. Os professores receberão computadores portáteis que vão facilitar o planejamento das aulas.
Deixe seu comentário