Os trabalhos para eliminar o mosquito Aedes Aegypti no município não podem parar. Apesar dos bons resultados obtidos neste ano de 2019 com a redução do índice de infestação predial, que apresentou a taxa de 3,1% no último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti(LIRAa), as equipes da Prefeitura continuam empenhadas em alcançar o índice de 1,0% preconizado pelo Ministério da Saúde.
É por esse motivo que a Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, preparou uma programação voltada para a Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti entre os dias 02 e 07 de dezembro. O objetivo principal é conscientizar a população para manter os reservatórios livres de criadouros do mosquito, tirando apenas 10 minutos do dia para fazer a sua parte e proteger a sua casa contra o Aedes, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
As atividades propostas serão realizadas em alguns bairros, unidades de saúde da atenção básica e escolas do município. A programação conta com exposição de maquetes para demonstração das condições dos criadouros do Aedes Aegypti encontrados em domicílios, apresentando situações adequadas e inadequadas, bem como exposição do ciclo evolutivo do Aedes com demonstração através de microscópio.
Além disso, os agentes de educação popular em saúde, professores e alunos de duas escolas farão visitas de porta em porta com distribuição de material educativo para alertar a população quanto aos riscos oferecidos pelo mosquito e medidas de prevenção para evitar a transmissão.
Para realizar as ações, o Programa de Controle de Endemias conta com a parceira da Secretaria de Meio Ambiente que também estará atuando na semana de mobilização para combate ao mosquito.
Confira os locais da programação da semana:
02/12: Unidade de Saúde João Melo, no bairro Ibirapuera;
03/12: Bairro Jardim Valéria e Escola Municipal Professora Maria Edivanda;
04/12: Panfletagem educativa no Bairro Jardim Valéria;
05/12: Bairro Santa Terezinha e Colégio Estadual Anísio Teixeira;
06/12 – Dia “D”: Bairro Santa Terezinha e Núcleo Regional de Saúde (Bairro São Vicente);
07/12 – Panfletagem educativa no Bairro Ibirapuera.
PMVC
Deixe seu comentário