Segundo o secretário municipal de Saúde, médico Vinícius Rodrigues foram contratados diretamente pelo Governo Municipal 22 médicos , e seis por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal. E detalha que: “Havia a previsão de oito médicos pelo Mais Médicos, mas o Governo Federal tirou dois. Então, só teremos seis médicos pelo programa federal. Comenta Vinícius.
O secretário considera a iniciativa como “algo histórico”, pois, com as contratações, o atendimento estará garantido em todas as equipes de saúde da família existentes em Vitória da Conquista – incluindo a zona rural, onde equipes volantes estarão se deslocando para as localidades mais distantes da sede.
O número de equipes vai saltar de 50 para 68. De acordo com Vinícius, isso significa que a quantidade de atendimentos por mês, atualmente estimada em 50 mil, vai aumentar para mais de 70 mil atendimentos mensais, assim que todos os novos médicos estiverem em ação
Alguns dos contratados, inclusive, já começaram a trabalhar. A Secretaria Municipal de Saúde espera que, até o início da próxima semana, todos os médicos já deverão estar em ação.
“A gente solicitou isso à prefeita Sheila Lemos e ela, prontamente, nos atendeu, entendendo a importância disso para a população”, ressalta o secretário. “O ganho para a população de Vitória da Conquista, na atenção básica, é algo incalculável no sentido de benefícios de saúde, atenção, promoção, prevenção, enfim, de valorização do nosso SUS”, conclui.
A prefeita Sheila Lemos ressalta que, além das contratações, estão em andamento investimentos na infraestrutura da saúde no município. “Nós estamos nos empenhando em levar saúde e bem-estar à população. Como parte do nosso compromisso, acabamos de contratar mais 28 médicos, para garantir um atendimento de qualidade e mais ágil para todos. E também estamos reformando uma série de unidades de saúde para que os munícipes tenham mais conforto na hora dos atendimentos. Continuo na missão de proporcionar uma saúde de excelência a cada cidadão de Vitória da Conquista”, afirmou Sheila.
Deixe seu comentário