Presidente da OAB de Conquista comenta sobre o processo eleitoral da organização e a crise hídrica da cidade, no Roda de Conversa 

 

O programa também abordou sobre a possibilidade de retorno presencial das aulas, a parceria entre Anagé e Conquista para a criação de um pólo têxtil e a avaliação da gestão da prefeita Sheila Lemos.

 

No programa Roda de Conversa da última terça (24), da Rádio Melodia, iniciado às 13h, o jornalista Gildásio Amorim Fernandes recebeu o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Vitória da Conquista, Ronaldo Soares. A conversa dos participantes passou por assuntos como a crise hídrica da cidade, o processo eleitoral da OAB e a gestão da prefeita Sheila Lemos. Além disso, o jornalista e o advogado opinaram sobre a parceria entre Anagé e Conquista na criação de um pólo têxtil e sobre a possibilidade de volta às aulas de maneira presencial.

 

O programa começou com Gildásio fazendo uma breve apresentação de Ronaldo, que também foi candidato à prefeitura de Anagé, e apresentou informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no município, com cerca de 82% da população já vacinada com primeira dose, totalizando 193.915 pessoas. Em seguida, o assunto abordado foi a crise hídrica na cidade, citando o fato de que a prefeitura conseguiu mais 10 carros pipa para a zona rural, e comentando sobre a expectativa para a construção da Barragem do Rio Pardo, que o jornalista defende que a administração do projeto deve ficar a cargo da prefeitura e não da Embasa E ainda apontou ainda a necessidade de a Embasa construir em cada distrito grandes reservatórios poderiam ser construído na cidade para que os caminhões-pipa tenham onde tirar água.

Ronaldo Soares afirmou que não conhece detalhes do projeto do pólo têxtil, mas considera interessante essas parcerias. Além disso, o advogado defendeu que o Integra Sudoeste é um projeto importante para o fortalecimento da região. Sobre a possibilidade de retorno às aulas de maneira presencial ou híbrida, Ronaldo acredita que “a palavra final deve ser dada pelos profissionais da educação”, mas que, com a vacinação em andamento, os riscos de contaminação por Covid-19 tendem a diminuir. Para ele, é necessário que a população pense em como retomar suas atividades normais.

O Presidente da OAB de Conquista comentou sobre a criação de uma unidade entre dois grupos para a composição de uma chapa para a eleição municipal da OAB, o que é diferente de uma chapa única. Ele afirma que o trabalho durante o processo eleitoral será realizado respeitando os valores da Organização, que atualmente conta com 54 comissões, cada uma com 5 ou 6 membros. Ronaldo conta que as novas eleições no nível estadual contam com 4 chapas, que concorrerão em novembro, sendo 3 delas encabeçadas por mulheres. O advogado destacou que até hoje, Vitória da Conquista não teve nenhuma mulher como presidente da OAB.

 

(VÍDEO):https://drive.google.com/file/d/147-ooKnTSinoZ21Zo2n3vzLOdnFgIVBk/view?usp=sharing

 

Ronaldo Soares também opinou sobre a atuação de Sheila Lemos na prefeitura, defendendo que é difícil avaliar um administrador nesse momento, mas espera que ela faça uma gestão que atenda as expectativas, pois tem se cercado de profissionais competentes em secretarias do município. Para encerrar, o Presidente da OAB de Conquista declarou que quer encerrar sua carreira profissional para focar em sua vida pessoal, pois pretende se tornar um trabalhador rural no próximo ano.