Presidente do Legislativo Conquistense Ivan Cordeiro reafirma compromisso com viadutos e destaca articulação política por melhorias viárias em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro (PL), reforçou o compromisso firmado para a construção de dois viadutos no município, considerados estratégicos para a mobilidade urbana e a segurança viária. Segundo o edil, as obras foram garantidas em articulação direta com o governo federal e estadual e devem ser executadas antes do processo de concessão das rodovias.

Ivan Cordeiro lembrou que, em maio deste ano, uma comitiva de vereadores de Vitória da Conquista esteve em Brasília em reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e lideranças locais. Na ocasião, de acordo com o presidente da Câmara, foi assegurada a construção de dois viadutos: um no acesso à BR-263, na saída para Itambé, e outro no Distrito Industrial.

“O compromisso foi feito pelo governador Jerônimo e pelo ministro Renan Filho, garantindo pelo menos dois viadutos para Vitória da Conquista, sem esperar a concessão”, afirmou o vereador. Ele destacou ainda que, neste final de semana, o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, que também participou da reunião em Brasília, voltou a confirmar a execução das obras.

O primeiro viaduto deverá ser construído no acesso à BR-263, sentido Itambé, trecho que atualmente conta com uma sinaleira instalada em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo Ivan Cordeiro, apesar da sinalização, o local ainda representa risco para motoristas e pedestres. “A sinaleira hoje é um sinal de alerta, inclusive para quem já está acostumado com o trecho. O viaduto ali representa uma solução em definitivo”, ressaltou.

O segundo equipamento viário está previsto para o acesso ao Distrito Industrial, que possui um intenso trânsito de carretas. Para o vereador, esse ponto apresenta um nível de risco ainda maior do ponto de vista da engenharia de tráfego. “É um acesso que considero mais perigoso do que o da saída para Itambé, o que reforça a urgência da obra”, avaliou.

De acordo com Ivan Cordeiro, ficou definido que os dois viadutos serão executados pelo Dnit antes da concessão das rodovias, o que, na avaliação do parlamentar, representa um avanço importante para a cidade. Ele destacou o papel da Câmara Municipal na articulação institucional. “É a Câmara de Vereadores trabalhando por uma melhor infraestrutura, por mais segurança viária e pelo bem de Vitória da Conquista”, concluiu.

As obras são aguardadas como fundamentais para reduzir acidentes, melhorar o fluxo de veículos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.Conteúdo P.Livre