A Assembléia Legislativa da Bahia vai conceder ao Professor Itamar Pereira de Aguiar da UESB, o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. A indicação foi apresentada pelo deputado estadual Fabrício Falcão, através da Proposição 2.797/2019, e aprovada por unanimidade pelo plenário da ALBA.
A comenda será entregue no dia 25 de agosto de 2022, quinta-feira, às 15h, em sessão solene no plenário da ALBA, no Centro Administrativo – CAB, em Salvador.
“O Professor Itamar, é natural de Iraquara -BA, nascido em 1950, de uma família com 15 irmãos, se torna uma expressão do sertão catingueiro, com trajetória dedicada a defesa da educação, cultura, meio ambiente, reforma agrária, habitação popular, universidade pública, diversidade e liberdade religiosa, dentre outras atividades.
Alcança o magistério em 1973 no antigo Ginásio Afrânio Peixoto, na cidade de Lençóis – BA, graduação em filosofia pela UFBA em 1979, dedicando-se a interiorização da liberdade de pensamento, ensino e aprendizagem da filosofia na universidade, pós graduado com mestrado, doutorado e pós doutorado na PUC-SP e UNESP, respectivamente nos anos de 1999, 2007 e 2014, com pesquisas e registros etnográficos dos Candomblés do Sertão e mapa da diversidade religiosa de Vitória da Conquista – BA.”
O professor Itamar além de atuar como professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, foi secretário municipal na prefeitura de Conquista, gestão de Murilo Marmore, é ativista político, cultural e ambiental de Vitória da Conquista e região.
Deixe seu comentário