Professores das universidades estaduais fazem protesto pedindo reajuste salarial

Manifestação aconteceu hoje na Uneb e na Uefs

 

 

Os professores das universidades estaduais da Bahia fizeram um protesto nesta terça-feira (9) pedindo reajuste salarial. Em Salvador, docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) se manifestaram no campus no Cabula. Já em Feira de Santana, o protesto aconteceu no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os salários dos professores das estaduais baianas estão entre os piores do Nordeste.

A pauta de reivindicações da categoria já foi protocolada junto à Secretaria da Educação, Casa Civil, Governadoria e Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). Eles pedem reajuste salarial de 28%, equiparando os vencimentos aos dos professores das estaduais do Ceará, estado que tem o melhor salário da região Nordeste.

Também está na pauta o pedido de revogação da Lei 7176/97, que no entendimento dos professores fere a autonomia universitária, e a vinculação de no mínimo 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o sustento das estaduais. Este percentual deve ser revisado a cada dois anos.