O Programa Minha Casa, Minha Vida está sendo executado com sucesso em Vitória da Conquista. Muitas propostas de empreendimentos imobiliários, apresentadas pelas construtoras, já foram aprovadas pela Caixa Econômica Federal e diversas famílias estão adquirindo imóveis na cidade.
Nesta segunda-feira, 9, durante o Aniversário da Cidade, foi aprovada a construção de 1.300 unidades habitacionais que devem beneficiar famílias com renda de 0 a 3 salários minímos. Para as famílias com renda entre 3 e 10 salários, já existem 1.200 unidades habitacionais aprovadas. O Governo Federal deve investir em Vitória da Conquista, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, aproximadamente 200 milhões de reais para a construção de cerca de 4 mil unidades habitacionais.
Ações da Prefeitura garantem andamento do programa – O secretário de Infra Estrutura do município, Ubiratan Félix, avalia que Vitória da Conquista experimentará, nos próximos anos, um período de intenso desenvolvimento. “O Programa Minha Casa, Minha Vida vai aquecer o mercado local e criar oportunidades de desenvolvimento e geração de renda tanto para as empresas e construtoras quanto para os trabalhadores da construção civil. Além de atrair investimentos para a cidade, o programa vai possibilitar que as pessoas realizem o sonho da casa própria”, afirmou.
A Prefeitura de Vitória da Conquista teve papel fundamental para o sucesso do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. A princípio, a Prefeitura foi responsável por fazer o cadastramento das pessoas que ganham entre 0 e 3 salários mínimos: 14.870 pessoas foram cadastradas. Esse cadastro será encaminhado para a Caixa Econômica Federal, que fará a seleção das famílias que serão beneficiadas pelo programa.
Além disso, a Prefeitura coordenou todo o processo de execução do Minha Casa, Minha Vida, identificando e resolvendo problemas que poderiam atrapalhar o andamento do programa na cidade. Uma das medidas adotadas foi a reorganização do sistema de emissão de alvarás e licenças ambientais para que estes documentos pudessem ser emitidos com mais rapidez facilitando o processo de construção dos imóveis. Processos que eram analisados em aproximadamente 200 dias foram liberados em apenas 20 dias.
O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, esteve em Vitória da Conquista e comentou o esforço da Prefeitura Municipal em garantir a execução do Minha Casa Minha Vida. “O que acontece em Vitória da Conquista é uma demonstração de que é possível governar com seriedade e com resultados concretos na vida das pessoas”, afirmou.
O empenho da administração municipal também foi reconhecido pelos empresários do setor da construção civil. “Eu estou impressionado com a responsabilidade e o empenho da equipe da Prefeitura, pois em nenhum momento sentimos dificuldade em empreender neste município. O prefeito e a equipe estão de parabéns”, afirmou o empresário Caio Maio. O empresário Carlos Henrique de Oliveira disse que o apoio da Prefeitura foi fundamental para que os empresários pudessem trabalhar no município. “A agilidade na liberação de licenças e alvarás fez uma diferença significativa para que os investimentos pudessem chegar ao município, os empresários puderam contar com a parceria e colaboração do setor público, o que fará com que Vitória da Conquista tenha bons projetos de habitação”.
Programa Municipal de Habitação Popular – Mesmo depois do lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, a Prefeitura contínua executando o Programa Municipal de Habitação Popular, que visa proporcionar acesso a moradia digna para famílias de baixa renda. Desde 1997, o programa vem distribuindo lotes e construindo casas nos assentamentos populares planejados pela Prefeitura. São centenas de residências já entregues e em fase de construção nos bairros: Recanto das águas, Nova Cidade, Cidade Modelo, Vila América, Santa Cruz e Vivendas da Serra.
(Fonte: Secom)
Deixe seu comentário