A
“PM no Por do Sol” segue apreciado pela população Conquistense.
A falta de iniciativa do poder público em fomentar e articular movimentos e atrações voltados à cultura, à arte e ao turismo e esporte para a população de Vitória da Conquista é, de fato, uma das referencias mais comentadas e lamentadas por todos os segmentos sociais de Conquista. Esses dizem que a nossa cidade não tem lazer, atrações artísticas e turísticas.
O que não é verdade, exceto, a falta de iniciativa e mobilização e articulação do poder público, das autoridades e gestores que compõem as administrações municipal e estadual, que não se propõem a investir nestes setores, na Cultura, na arte, no esporte e no turismo da Cidade.
É importante destacar que a falta de compromisso e envolvimento com a cultura, a arte, o esporte em Vitória da Conquista é colossal. A prefeitura Municipal sequer tem um programa especifico ou busca fomentar qualquer articulação para viabilizar e inovar com alguma coisa que possa fazer a diferença neste setor, apenas administra algumas agendas “ programas” que há décadas acontecem na cidade. E não é por falta de sugestões e observações apresentadas por especialistas ou agentes culturais da Cidade. É simplesmente por comodismo, incompetência e falta de vontade política de encarar os desafios.
Em 2017, a professora Heleusa Figueira Câmara, ex-secretária de Educação do Município e ex-vice-reitora e professora da UESB, em entrevista ao programa Conquista Agora, transmitido pela rádio melodiae apresentado pelos jornalistas Gildásio Amorim Fernandes e Nelival Pereira Sá, fez menção dos importantes espaços de lazer e turismo de Vitória da Conquista e que a maioria da população não conhece.
Na ocasião, a saudosa Heleusa Câmara citou como exemplos o sítio Shangrilar, a Lagoa das Bateias, a Reserva de Mata Atlântica do Poço Escuro, onde nasce o Rio Verruga, entre outros pontos da cidade e destacou o Cristo de Mário Cravo, com sua bela vista panorâmica e seu belíssimo por do sol.
Tempos depois, a professora reafirmou no Facebook e nas mídias sociais a importância de valorizar estes encantos de nossa cidade. Não se sabe se de fato, o projeto “PM no Por do Sol”, de iniciativa e proposta da Policia Militar da Bahia tenha sido forjado diante destes enunciados. O que importa é que estar sendo sucesso absoluto. A população abraçou e compartilha de forma muito carinhosa a iniciativa.
O projeto já se encontra na sua terceira edição, e funciona aos domingos a partir das 16 horas e prolonga-se até as 19 horas, com atividades laborais, artísticas e de lazer, gastronomia, apreciação ao monumento do Cristo de Mário Cravo e por fim a contemplação do por do sol.
Desde a primeira edição, é crescente o movimento. Segundo dados da própria Policia Militar, na primeira edição do evento foram registrados um público de mais de 5 mil pessoas, na 2ª, 7 mil, e na terceira foram contabilizados mais 10 mil pessoas.
Na avaliação do idealizador da iniciativa do programa “PM no Por Sol”, Comandante do Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), Coronel Ivanildo da Silva, “A aproximação da PM com a comunidade perpassa por estes eventos realizados pela Policia Militar com o seus parceiros, como a Prefeitura Municipal nesta caminhada pelo bem-estar da comunidade”. .
O projeto “PM no Por do Sol” tem data marcada para seu termino, dia 25. A partir de então, ainda não se tem a confirmação de que a Prefeitura Municipal continuará oferecendo à população suporte logístico e condições de segurança para que as pessoas possam continuar acessando o espaço como vem acontecendo.
O monumento do Cristo de Mario Cravo estar encravado na Serra do Periperi e oferece uma das vistas mais bonitas da cidade, especialmente no fim da tarde e ao nascer do sol
Conteúdo usado como editorial na edição do programa Conquista Agora – Nesta terça-feira,12 de fevereiro, Rádio Melodia 87,9 FM.
Comendador Gildásio Amorim Fernandes
Deixe seu comentário