Programação em comemoração aos 175 anos de emancipação política de Vitória da Conquista reúnem centenas de pessoas, em dois momentos; missa e ato cívico.

regis pacheco

Na programação do primeiro ato, aconteceu uma missa na Catedral e foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, e centenas de pessoas estiveram presente, inclusive o prefeito Guilherme Menezes, a primeira dama, secretários de governo, vereadores e autoridades local – Judiciária e Militar.  E no segundo momento, aconteceu o ato cívico, com hasteamento da bandeira acompanhado pela Filarmônica Municipal, que tocou o hino do Município.

 

E, em seguidas o prefeito municipal concedeu entrevista coletiva à imprensa local.

Na entrevista, ele fez referência ao legado histórico das gerações que ajudaram na construção  e consolidação deste importante município, e que se somaram, com a  força e a inteligência  desta gente, que fez e continua  fazendo  deste lugar, o melhor lugar para se morar. E apesar de o município não ter água abundante, o seu território e maior do que os municípios de Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna Juntos. E que se desponta e sai na frente com uma  educação e uma  saúde  considerada  eficaz em 100%.

O prefeitos também citou por duas ocasiões distintas, a primeira na missa e depois na coletiva, da importância do reconhecimento da história local. E fez referência ao livro lançado recentemente pelo historiador professor doutor Rui Medeiros, “História local e memoria”. Que em detrimento de ser uma edição, uma tese de mestrado, é uma obra de fácil compreensão e que aborda de forma clara fatos importantes acerca da história local.

O evento aconteceu nesta segunda-feira -,  9 de novembro, aniversário de 175 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, – ,  em frente a Casa Memorial Régis Pacheco, onde centenas pessoas se acomodaram para prestigiarem as apresentações da Filarmônica Municipal, e de alunos do  Conservatório Municipal de Música e a Orquestra Conquista Sinfônica da Cidade.

 

Entre as inúmeras autoridades presente, e que não foi citado pelo cerimonial – constam o deputado estadual José Raimundo Fontes, o juiz da vara da Infância e Juventude, Juvino Brito, autoridades militares, além dos vereadores Florivaldo Bittencourt, Lúcia Rocha, Coriolano Moraes, Júlio Honorato, Antônio Ricardo, Joaquim Libarino, Luciano Gomes, Herminio Oliveira, dentre tantas outras lideranças políticas. E ainda alguns nomes e veículos da imprensa que estava fazendo a cobertura do evento.