Mara Ferraz*
As meninas Noelma e Verena já sentem orgulho do avô, Floretino de Oliveira, Cooperado e morador de Lagoa Grande (Cândido Sales).
Sentem orgulho pela bela plantação de mandioca ali cultivada, e dessa vez Seu Tino, como é conhecido, fez diferente.
Junto com a COOPASUB em parceria com a UESB, EMBRAPA e Fundação Banco do Brasil, sua roça transformou-se em um dos pólos do Projeto de Melhoramento de Manivas.
O Projeto de Inovações Tecnológicas consiste em aplicar, no campo, técnicas que melhorem a qualidade da produção da mandioca. Esse em especial tem a finalidade de contribuir com a qualidade da maniva (parte da planta que utilizada para o plantio).
Ao todo, as instituições parceiras já fizeram mais 08 campos de experimentos. O objetivo é que futuramente as manivas possam ser distribuídas para os Cooperados. Para o Professor Dr. Anselmo Viana (UESB), o desafio é grande: “é um trabalho de prazo longo não há como resolver de modo imediato, mas a tentativa é multiplicar o material de qualidade”.
Os benefícios são muitos, segundo Seu Tino, já no primeiro plantio houve um aumento de colheita em torno de 13 toneladas a mais de raiz de mandioca. No experimento, ele aprendeu técnicas que ajudam a selecionar as manivas, mudar a maneira de plantar e cuidados para evitar pragas e insetos. Para Seu Tino e suas netas: “Ver, crer e fazer” é o resumo da ação do melhoramento de maniva a qual contribui com uma melhoria significativa para ele e sua família.
*“Projeto de C&MS para a COOPASUB”
Deixe seu comentário