Nove escolas, entre públicas e particulares, ruas, praças, shopping, feiras livres e a área de convivência da FTC Conquista. Nestes locais, estudantes do sexto semestre de Enfermagem da Faculdade vão desenvolver ações do Projeto Salvar Vidas, organizado pelo professor Acácio Guimarães.
O projeto é dividido em etapas. Na primeira, que acontece até o dia 19 de novembro, 132 estudantes vão desenvolver atividades de primeiros socorros com alunos do Ensino Fundamental e Médio. O tema será “O uso indiscriminado dos serviços de emergência”.
Na etapa 2, estandes serão montados na Praça Nove de Novembro, Shopping Conquista Sul e na FTC, até o dia 20 de novembro. Os futuros enfermeiros vão apresentar à comunidade temas relevantes em relação aos primeiros socorros, com clareza e interação.
Já na etapa de número 3, entre os dias 23 e 27 de novembro, os alunos vão simular situações de atendimento pré-hospitalar, como acidentes automobilísticos, quedas, amputações e outros procedimentos emergenciais com vítimas politraumatizadas. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para ação correta de primeiros socorros e proporcionar ao estudante a oportunidade de aplicar o conteúdo técnico científico em circunstâncias próximas ao real.
“O estudante planeja a simulação e atua nela como numa ocasião real, o que o torna mais qualificado para a sua inserção no mercado de trabalho”, explica o professor Acácio Guimarães. Os simulados devem impressionar os espectadores pela semelhança com uma cena real. No dia 23, pela manhã, a atividade será realizada na Praça Guadalajara (Pracinha da Normal) e no dia 24, manhã e tarde, na FTC. Outros horários e locais também fazem parte da programação.
A quarta parte do Projeto FTC Salvar Vidas compreende a realização da I Jornada do Trauma, nos dias 27 e 28. A jornada vai abordar temas como História do Samu 192, Emergências Psiquiátricas e Humanização no Atendimento Emergencial, entre outros.
A etapa 5 será de avaliação dos estudantes quanto à demonstração individual de técnicas de atendimento pré-hospitalar.
Outras informações e solicitações:
Deixe seu comentário