Projeto Universidade Para Todos: ponte para o ensino superior

 

“Meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço, que a Bahia já me deu régua e compasso”. Foi recitando esse trecho da música “Aquele abraço”, do cantor Gilberto Gil, que o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, abriu o aulão do Projeto Universidade Para Todos (UPT), que aconteceu nesse sábado, 28, no campus de Vitória da Conquista. A atividade faz parte de uma série de ações do Projeto, que visa difundir conteúdos preparatórios para as provas de ingresso no ensino superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular, junto aos cursistas do UPT.

“[A nossa] prioridade é que a universidade seja uma instituição capaz de oferecer instrumentos, habilidades e competências, para que esses jovens trilhem seus caminhos pelo mundo”, ressaltou o reitor. “Como cantou Gilberto Gil, para que as pessoas trilhem seus caminhos na vida, é essencial algumas réguas, alguns compassos, alguns instrumentos e o que a Uesb quer é justamente oferecer esses instrumentos. O instrumento do conhecimento, da ciência e formação profissional, para que esses jovens tenham condições, de forma autônoma, digna e de cabeça erguida, de construir um futuro de cidadania para eles e para toda sociedade”, completou o professor Luiz Otávio.

 

Marcius Gomes, responsável pela Coordenação de Projetos Estratégicos da Educação, participou do evento. Durante a atividade, ele reforçou a importância da parceria com a Uesb para a execução do UPT, no intuito de cumprir o principal objetivo do Projeto: possibilitar a alunos de escolas públicas a oportunidade de se prepararem com qualidade para a entrada no ensino superior. “O Universidade Para Todos é um dos grandes projetos da política de acesso e permanência estudantil do país, atendendo mais de 11 mil alunos. Para executá-lo, nós contamos com a parceria fundamental das universidades estaduais, dentre elas a Uesb, que atende uma série de estudantes de Ensino Médio da rede pública da região Sudoeste”, afirmou o coordenador.

O secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, também esteve presente no evento. Para ele, a parceria com a Uesb é muito importante, principalmente, pela força que a Universidade tem na região, uma vez que é “a grande propulsora do acesso ao ensino superior no território”. O secretário falou, ainda, da trajetória do UPT, que já possui 15 anos de existência: “o UPT já tem uma longa história. Muita gente entrou na universidade por meio do Para Todos. Essa é uma oportunidade para os cursistas aproveitarem o conhecimento dos próprios estudantes da universidade para se prepararem melhor. Isso tem um valor muito importante para a vida deles, o que para nós é fundamental”.

Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, na mesa de abertura do evento

UPT e Uesb: A Universidade é responsável pela preparação de aproximadamente 1.700 estudantes, de 27 cidades do território do Sudoeste Baiano. Como é o caso de Daniel Rodrigues, aluno da Escola Estadual Isaías Alves, do município de Poções. O jovem, que pretende ingressar no curso de História da Uesb, destacou a relevância que o UPT tem em sua vida. “O Projeto está ajudando muito a gente, que não tem muitas condições. Então, a gente está grato por ter essa oportunidade de se preparar para ingressar em uma universidade pública”, comentou o cursista.

Ao longo do dia, Daniel e mais centenas de estudantes acompanharam os aulões de Química e Biologia e Redação e Língua Portuguesa, conduzidos por professores monitores que atuam no Projeto. Também conheceram alguns espaços da Universidade, como laboratórios, projetos de pesquisa e extensão, tendo contato com o ambiente acadêmico, do qual, futuramente, poderão fazer parte.

por Juliana Silva –